Solicite clicando aqui:
 digital.educacao.mg.gov.br 
                 

 

 

 

 

O SIAUT é o sistema da SEE-MG que permite aos cidadãos solicitarem e receberem Autorização para Lecionar a Título Precário (ATL), Autorização para Direção (ATD) e também o Registro para Secretariar (RS).

Serão atendidas as solicitações para atender a rede regular de ensino (Estadual, Municipal e Privada), conforme a BNCC.

 

O que são ATL, ATD e RS?

A Autorização para Lecionar a Título Precário (ATL) é um serviço gratuito oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Destina-se a candidatos ao cargo de Professor de Educação Básica, contemplando os componentes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da Educação Profissional e de projetos educacionais autorizados pela SEE-MG.

Essa autorização pode atender às necessidades das redes estaduais, particulares e municipais de ensino, ampliando as possibilidades para os profissionais que desejam atuar na área educacional de forma temporária e contribuir para o fortalecimento da educação em Minas Gerais.

A Autorização para Direção (ATD) e o Registro para Secretariar (RS) são procedimentos regulamentados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que habilitam profissionais para atuar em funções administrativas e de gestão nas instituições.

A ATD é voltada para candidatos específicos na ocupação de cargos de direção escolar, garantindo liderança alinhada às diretrizes educacionais e às necessidades das comunidades escolares.

O RS é voltado para profissionais responsáveis ​​pela organização e gestão de registros acadêmicos e administrativos, garantindo o funcionamento eficiente das secretarias escolares.

 

Como solicitar o ATL, ATD e/ou RS

O solicitante deve acessar o link: https://digital.educacao.mg.gov.br, entrar utilizando sua conta gov.br, ir em nova solicitação, escolher a autorização de deseja, preencher todos os campos da solicitação, anexar os documentos solicitados (abaixo a relação) e concluir.

A equipe que trabalha no setor do SIAUT, irá analisar o pedido, deferir, indeferir ou devolver para correção, o solicitando poderá acompanhar a solicitação pelo sistema e receberá notificação no e-mail cadastrado.

 

Documentação necessária para Solicitar Autorização (ATL, ATD ou RS)

  • Diploma ou Declaração de conclusão de curso, com data de expedição máxima de 390 dias, acrescida do histórico escolar;
  • Declaração de matrícula e frequência em curso superior acrescida do histórico escolar (parcial) do curso (graduação);
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Título de Eleitor;
  • Certidão de Quitação Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, extraída do site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE (www.tse.gov.br);
  • Certidão de reservista (em caso masculino);
  • Comprovante de endereço (em nome do requerente, atualizado).

 

Orientações complementares para emissão de ATD e RS

Dirigir e Secretariar: Antes de solicitar a autorização temporária para dirigir, é importante observar se já não é habilitado, conforme o art. 44 da Resolução CEE nº 495/2023: 

"Art. 44 Para a gestão da instituição educacional, o representante da entidade mantenedora deverá indicar profissional habilitado com uma das formações elencadas a seguir:

I - curso de Pedagogia, com habilitação em Administração, ou Planejamento, ou Supervisão, ou Inspeção Escolar ou Orientação Educacional;

II - Licenciatura em Pedagogia após Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, Resolução CNE/CP nº 01/2006;

III - curso de Licenciatura, em qualquer área do conhecimento, acrescido de especialização lato ou stricto sensu, nas áreas de Gestão Educacional, ou Supervisão Educacional, ou Inspeção Escolar ou Orientação Educacional;

IV - Bacharelado ou Tecnológico, acrescido de pós-graduação lato ou stricto sensu, nas áreas de Gestão Educacional ou Supervisão Escolar ou Inspeção Escolar ou Orientação Educacional.

§ 1º A comprovação de uma das titulações descritas nos incisos I a IV, por parte do profissional que atuará na direção da instituição educacional, dispensa emissão de Autorização Temporária para Dirigir (ATD). 

§ 2º Deverá ser indicado(a), pelo representante da mantenedora, um(a) diretor(a) escolar para cada unidade mantida, observando o disposto na legislação vigente."

 

Validação de Autorização (ATL, ATD e RS)

Para verificar a autenticidade da carteirinha, acesse o link abaixo (de acordo com o tipo de autorização/registro) e informe o CPF e o Código Verificador presentes no documento a ser verificado.

ATL ESTADUAL: https://digital.educacao.mg.gov.br/gqm1-bpms-frontend/?pagina=verificacao&processo=PROC_000155

ATL MUNICIPAL:  https://digital.educacao.mg.gov.br/gqm1-bpms-frontend/?pagina=verificacao&processo=PROC_000162

ATL PRIVADA: https://digital.educacao.mg.gov.br/gqm1-bpms-frontend/?pagina=verificacao&processo=PROC_000160

DIRIGIR (ATD): https://digital.educacao.mg.gov.br/gqm1-bpms-frontend/?pagina=verificacao&processo=PROC_000164

SECRETARIAR (RS): https://digital.educacao.mg.gov.br/gqm1-bpms-frontend/?pagina=verificacao&processo=PROC_000165

 

Manuais do candidato

ATL ESTADUAL: SIAUT - ATL Rede Estadual.pdf

ATL MUNICIPAL:  SIAUT - ATL Rede Municipal.pdf

ATL PRIVADA: SIAUT - ATL Rede Privada.pdf

DIRIGIR (ATD): SIAUT - ATD - Autorização para dirigir.pdf

SECRETARIAR (RS): SIAUT -  RS - Registro para Secretariar.pdf

 

 

Para maiores informações, SRE Metropolitana A - Diretoria de Pessoal - Setor SIAUT

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (31) 3069-0457 

 

  

 

DESAVERBAÇÃO DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

CERTIDÃO DO INSS, PREFEITURAS E DE OUTROS ORGÃOS AVERBADAS NO ESTADO E NÃO UTILIZADAS PARA NENHUM FIM


ATENÇÃO:
 O processo deverá ser iniciado na SRE onde o servidor possui seu cargo efetivo. 

 

➜ Documentos necessários:

Os documentos listados abaixo devem ser digitalizados separadamente em formato "PDF" e enviados para o e-mail:
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 Requerimento de Desaverbação de Certidão de Tempo de Contribuição, preenchido e assinado; Clique aqui.
➜ Documento pessoal: RG ou CNH;
➜ Certidões Averbadas originais a serem desaverbadas;
➜ Declaração Funcional do Cargo Efetivo constando que o tempo da Certidão a ser desaverbada não foi utilizada
     para nenhum fim no estado (emitida pelo Setor de Ação da SREA);


Após a finalização do processo, entraremos em contato por e-mail.

 

 

AVERBAÇÃO DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

CERTIDÃO DO INSS, PREFEITURAS E DE OUTROS ORGÃOS PARA AVERBAR NO CARGO EFETIVO DO ESTADO


ATENÇÃO:
O processo deverá ser iniciado na SRE onde o servidor possui seu cargo efetivo.

 

➜  Documentos necessários:

Os documentos listados abaixo devem ser digitalizados separadamente em formato "PDF" e enviados para o e-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 Requerimento de Averbação de Certidão de Tempo de Contribuição, preenchido e assinado; Clique aqui.
 Documento pessoal: RG ou CNH;
 Certidões originais a serem averbadas - Emitidas nos exatos termos e modelos definidos pela portaria MPAS nº 154 de 2008;
 Certidão de Tempo de Contribuição - CTC/INSS;
 Documento atestando que a CTC está arquivada na pasta funcional do servidor requerente (emitido pela escola);
➜ Declaração Funcional do Cargo Efetivo (Solicitar no Setor de Ação da SRE Metropolitana A).


Após a finalização do processo, entraremos em contato por e-mail.

 

 

 

VINCULAÇÃO DE TEMPO (TRANSPOSIÇÃO)

TEMPO DO CARGO DESIGNADO / EFETIVO EXONERADO / LC 100/07 PARA APROVEITAMENTO CARGO EFETIVO ESTADO

ATENÇÃO: A solicitação deverá ser realizada na Superintendência responsável pelo cargo efetivo do servidor. 

 

Documentos necessários para a solicitação on-line:

➜ Requerimento digitalizado de Vinculação de Tempo devidamente preenchido e assinado eletronicamente gov.brClique aqui.
➜ Documentos pessoais digitalizados: RG ou CNH, CPF, Comprovante de endereço.

A SRE solicitará a emissão das Grades de Frequências para as Escolas via SEI.
A análise do processo será feita somente após o recebimento de todas as grades. 


Realizar solicitação on-line.


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➜ Documentos necessários para o protocolo presencial:

 
Requerimento de Emissão de Certidão de Tempo de Contribuição; Clique aqui.
 Cópia dos documentos pessoais: RG ou CNH, CPF, Título Eleitoral, PIS/PASEP, Comprovante de endereço atualizado,
     Certidão de casamento (se houver alteração de nome);
➜ Grades de Frequência emitidas exclusivamente pelo SEI.


O protocolo presencial deverá ser agendado previamente pelo telefone 3069-0466 ou pelo e-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

Após a análise do processo entraremos em contato por e-mail para que o servidor solicite a Certidão no Portal do Servidor, se for o caso.

 

 

 

EMISSÃO DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO ESTADUAL

TEMPO DO CARGO DESIGNADO / EFETIVO EXONERADO / LC 100/07 PARA APROVEITAMENTO NO INSS, PREFEITURAS OU OUTROS ORGÃOS

ATENÇÃO: A solicitação deverá ser realizada na Superintendência responsável pela escola estadual que o servidor teve seu último vínculo de trabalho.
Deverá ser considerado o último vínculo por admissão.

 
➜ Documentos necessários para a solicitação on-line:

➜ Requerimento digitalizado de Emissão de Certidão de Tempo de Contribuição devidamente preenchido e assinado eletronicamente gov.br; Clique aqui.
     (caso as escolas sejam extintas, municipalizadas, etc, informar a escola responsável pela guarda dos documentos).
➜ Documentos pessoais digitalizados: RG ou CNH, CPF, Título Eleitoral, PIS/PASEP, Comprovante de endereço atualizado, Certidão de casamento
     (se houver alteração de nome);

A SRE solicitará a emissão das Grades de Frequências para as Escolas via SEI.
A análise do processo será feita somente após o recebimento de todas as grades.
 

Realizar solicitação on-line.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


➜ Documentos necessários para o protocolo presencial:

➜ Requerimento de Emissão de Certidão de Tempo de Contribuição devidamente preenchido e assinado; Clique aqui.
➜ Cópia dos documentos pessoais: RG ou CNH, CPF, Título Eleitoral, PIS/PASEP, Comprovante de endereço atualizado,
     Certidão de casamento (se houver alteração de nome);
➜ Grades de Frequência emitidas exclusivamente pelo SEI.

O protocolo presencial deverá ser agendado previamente pelo telefone 3069-0466 ou pelo e-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

Após a análise do processo entraremos em contato por e-mail para que o servidor possa solicitar a Certidão diretamente no Portal do Servidor.

 

 

 

 

       Clique na opção desejada:

    Emissão de Certidão
 

TEMPO DO CARGO DESIGNADO / EFETIVO EXONERADO / LC 100/07 PARA APROVEITAMENTO NO INSS, PREFEITURAS OU OUTROS ORGÃOS

 


  Vinculação de Tempo
 

 TEMPO DO CARGO DESIGNADO / EFETIVO EXONERADO / LC 100/07 PARA APROVEITAMENTO CARGO EFETIVO ESTADO

 

  Averbação de Certidão
 

 CERTIDÃO DO INSS, PREFEITURAS E DE OUTROS ORGÃOS PARA AVERBAR NO CARGO EFETIVO DO ESTADO

 

    Desaverbação de Certidão
 

 CERTIDÃO DO INSS, PREFEITURAS E DE OUTROS ORGÃOS AVERBADAS NO ESTADO E NÃO UTILIZADAS PARA NENHUM FIM

 

 

  

 

 Atendimento presencial     segunda e quinta | 08h às 12h | 13h às 16h   

 

 

 

 

 

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