A Escola Estadual Afonso Pena, situada no terceiro endereço, na rua Vereador Sigefredo, 85, Distrito de Florália, na cidade de Santa Bárbara, tendo como gestor Maurício Custódio da Silva, realizou um passeio ciclístico em comemoração ao dia do Meio Ambiente, no dia 5 de junho de 2019.

Um percurso de 28Km (ida/volta), da escola até o Parque Recanto Verde, no centro de Santa Bárbara. Para maior segurança dos alunos fomos escoltados pela Guarda Civil Municipal, representada pela comandante Deisiane Garcia e pelo Resgate Emergencial Voluntário Estrada Real – REVER, representado pelo Geraldo Flávio. No Parque Recanto Verde, sede da secretaria Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável fomos recepcionados pelo secretário Felipe Fernandes Guerra e sua equipe, com palestras sobre a ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Agenda 2030 da ONU, palestra e oficina de reciclagem, com a Associação de Reciclagem de Mulheres Padre Trombert (AREMPAT), trilha guiada dentro do Parque com técnico ambiental senhor Antônio Morais “Toninho” e piquenique no parque. Para execução desta atividade, tivemos a participação dos professores que foram de bike, Jaquelyne Monize Sena Coelho, professora de Ciências e Biologia, Bruno Mendes Cúrcio, professor de Geografia, a participação da mãe, Rosilaine Aparecida Dias Ávila, a professora de português, Fernanda Moreira Bicalho, no suporte de carro com água, lanche e resgate de alunos, quando necessário, professora de matemática, Rosilene Aparecida Ferreira Mota com lanche e apoio no parque Recanto Verde, juntamente com o diretor Maurício Custódio.
O projeto vem sendo realizado na escola pela professora concursada, Jaquelyne Monize Sena Coelho, desde 2015, juntamente com os demais professores com atividade interdisciplinar, durante a “Semana do Meio Ambiente”, em todas as turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do ensino médio, contando com atividades práticas, caminhadas ecológicas, passeio ciclístico, acampamento, confecção de jornal, envolvendo não só os alunos, mas a participação da comunidade de Florália.
No ano de 2019, as atividades da Semana do Meio Ambiente têm como tema geral: “A vida em primeiro lugar” que acontecerá do dia 5 a 12 de junho, dividido em subtemas que são trabalhados por toda a equipe escolar.