A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Assessoria de Inovação, participou do 2º episódio do videocast do Centro de Inovação para Educação Brasileira (Cieb).

Durante o programa, que destaca práticas inspiradoras de adoção de tecnologia em redes de ensino em todo o país, foi apresentado o novo Diário Escolar Digital, o DED+. 

Desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em colaboração com a Assessoria de Inovação da SEE/MG, o DED+ oferece novas funcionalidades para registro do ano letivo. Sua elaboração contou com a participação ativa de professores, diretores e especialistas da rede estadual de ensino.

Para entender um pouco mais sobre o processo de construção do sistema e os benefícios de contar com um sistema de gestão mais prático e intuitivo, a diretora-executiva do CIEB, Julia Sant’Anna, conversou com a professora de Arte na Escola Estadual Caetano Azeredo, Telma Martins; o assessor de inovação e product manager da Prodemge, Matheus Silvino; e o assessor-chefe de inovação da SEE/MG, Magno Peluso.

“Para fazer uma simples chamada era difícil, porque o sistema no celular não abria por completo. Então eu lia o nome do aluno, mas para colocar presença eu precisava arrastar, e para salvar precisava descer a tela. Estes minutos de manuseio, na sala de aula, com 50 minutos de aula para desenvolver o conteúdo, aplicar as atividades, fazer a chamada e otimizar a aula, pode ser muito problemático. É importante ter um sistema prático, eficiente, rápido, que esteja em sintonia em sala de aula, porque garante a qualidade do ensino”, contou a professora Telma, durante a conversa.

O videocast busca explorar práticas inspiradoras de adoção de tecnologia nas redes de ensino de todo país, além de apresentar referências, tendências e ferramentas para viabilizar a inovação no dia a dia das escolas.

O episódio completo pode ser acessado no YouTube e no Spotify do Cieb. 

Sobre o DED+

As atualizações do DED+ concentram-se em três campos principais: registro de chamadas, planejamento e acompanhamento de desempenho dos estudantes. Ao acessar o DED+, os professores encontram uma lista de suas turmas, facilitando a localização e gerenciamento das atividades. O sistema oferece também relatórios detalhados da sala de aula, permitindo filtrar informações por bimestre ou consolidado anual. Destaque para a funcionalidade “Chamada do Dia”, que simplifica o registro de frequência do dia corrente.

Além disso, o sistema proporciona relatórios individuais dos alunos, permitindo aos professores uma visão mais detalhada da trajetória escolar de cada estudante ao longo do ano. Para o panorama geral da turma, há disponível um relatório completo, incluindo listagem de estudantes, notas e faltas, com opção de filtragem por bimestre ou consolidado anual.

Para otimizar o fechamento do bimestre, o DED+ apresenta uma lista categorizada das turmas com pendências de lançamentos, direcionando o professor diretamente às tarefas pendentes com agilidade.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100