No dia 12 de julho de 2017, foi realizado o 1º Encontro Semestral da Educação Integral e Integrada, no auditório do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), contando com a presença de Diretores, Especialistas, Coordenadores da Educação Integral e Integrada das Escolas Estaduais, Inspetores Escolares, servidores e convidados.
Algumas Escolas relataram suas experiências exitosas no Projeto, como, por exemplo, E.E. Cesário Alvim, E.E. Efigênio Sales, E.E. Carvalho Brito, E.E. Deputado Ilacir Pereira Lima, entre outras.
Também houve a apresentação de música, pela Orquestra das Obras Pavonianas, formada pelos alunos da E.E. Professor José Mesquita de Carvalho, de Belo Horizonte, e de dança, pelos estudantes da E.E. Carvalho Brito, de Sabará.
Do evento, participaram três palestrantes, os quais compartilharam, com os presentes, experiências marcantes de sua trajetória profissional e conhecimentos. Esses momentos levaram os profissionais a refletirem sobre suas práticas e possíveis adequações.
O Professor Dr. Vicente Aguimar Parreira, do corpo docente do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), falou sobre o tema Multiletramentos. Vicente é Mestre e Doutor em Letras / Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFMG, atuando na Educação Profissional e Tecnológica, no Ensino Superior e no Mestrado em Estudos de Linguagens do CEFET-MG.
Pela Secretaria de Estado de Educação, a Diretora de Políticas para a Educação Integral e Integrada, Rogéria Freire Figueiredo, abordou a legislação normativa do projeto, seus macrocampos (oficinas), quadro de pessoal, entre outros assuntos.
Dr. Paulo Henrique de Queiroz Nogueira, da UFMG, encerrou o evento proferindo palestra sobre o tema “A Abordagem da Diversidade na Educação Integral e Integrada”. Paulo Nogueira é Mestre em Educação pela UFMG e Doutor em Educação pela UFMG.
Todo material apresentado nas palestras está disponível no link que segue.
Clique [ AQUI ]