O programa Um Milhão de Oportunidades (1Mio), resultado da parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), continua investindo na perspectiva de formação e emprego dos jovens no estado.

Durante a abertura da transmissão, que está disponível no canal do Youtube Estúdio Educação MG, o consultor do Unicef, Gabriel Medina, apresentou dados globais sobre a presença, aprendizado e oportunidades dos jovens nas escolas, especialmente após a pandemia de Covid-19.

“A dimensão do trabalho é um elemento central na transição do jovem para a vida adulta. Uma parte significativa dos jovens do ensino médio conciliam trabalho e escola ou mesmo abandonam a escola por ter que trabalhar. A escola precisa se conectar com esse desafio e contribuir para que os jovens possam se preparar para sua inserção profissional digna”, conta.

Uma das diretrizes discutidas foi a integração das oficinas de Projeto de Vida, propostas pela 1Mio, com a disciplina já prevista no currículo do ensino médio. A  coordenadora do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da SEE/MG, Cláudia Lobo, assegurou que não haverá sobreposição de conteúdos, destacando a análise e integração das oficinas dentro do currículo.

Além disso, a coordenadora do EMTI analisou a possibilidade do aumento da empregabilidade dos jovens pela formação oferecida pela 1Mio. “A parceria com o Unicef e oferta nas escolas de EMTI Profissional o projeto 1Mio, traz para os estudantes mineiros uma possibilidade de ampliação da formação profissional. O estudante terá oportunidade de participar de oficinas que movimentam o trabalho com Projeto de Vida e ainda realizar cursos de curta duração que agregam valor ao currículo e por consequência, a empregabilidade”, afirma Cláudia Lobo. 

A iniciativa visa promover o jovem como cidadão ativo, com as oficinas de Projeto de Vida focadas nos planos futuros dos estudantes, mas também com ações práticas para prepará-los para o presente. A 1Mio oferece suporte aos professores que lecionam Projeto de Vida, apresentando o passo a passo das oficinas, além de materiais de referência, como textos e vídeos, para enriquecer o conteúdo.

Sobre a 1Mio 

A iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), liderada pelo UNICEF, reúne empresas, sociedade civil e governos para criar oportunidades de formação e trabalho decente para jovens em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil, com idades entre 14 e 29 anos. Em dois anos, o 1MiO já conta com mais de 140 empresas e 1.833 municípios parceiros, gerando mais de 250 mil oportunidades. Para participar, é necessário se cadastrar no site do projeto.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100