O Governo de Minas dá início ao maior evento esportivo-escolar do Brasil. Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) vão reunir mais de 40 mil estudantes-atletas de 12 a 17 anos, de escolas públicas e particulares de todas as regiões do estado, entre abril e agosto de 2024.

Esta edição bateu recorde de inscrição, com 842 municípios mineiros inscritos, o que significa que 98% dos municípios do estado estarão envolvidos nos jogos. O número é o maior desde 2019, quando 839 cidades se inscreveram e demonstra a importância da prática esportiva e da competição organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).

“Neste ano, o Jemg já nasce campeão. O evento esportivo já cativou os mineiros, e sua alta adesão mostra a força dos Jogos Escolares de Minas Gerais para a valorização e promoção do esporte em nosso estado”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá. “Como política pública, o Jemg reforça a importância do esporte para a saúde, autoestima, inserção social e formação integral dos mineiros”, completa Jucá.

Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga reforça que o “expressivo número de participação demonstra o compromisso contínuo e a importância para o Estado de Minas em promover o esporte educativo e oferecer oportunidades para os jovens desenvolverem seus talentos e habilidades atléticas”.

Fase Microrregional

O Jemg é dividido nas etapas microrregional, regional e estadual. A etapa microrregional está programada para ocorrer entre 1/4 e 26/5, e abrangerá 54 sedes distribuídas por várias regiões de Minas Gerais.

Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa microrregional avançam para a etapa regional. Já os campeões da etapa regional avançam para a etapa estadual.

Modalidades e inclusão

Na fase estadual, os estudantes-atletas irão competir em diversas modalidades esportivas, individuais como: atletismo, badmínton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez e wrestling, além das modalidades coletivas basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, nos naipes masculino e feminino.

O Jemg também realiza a etapa estadual paralímpica, que promove o esporte e a inclusão para atletas com deficiência. A competição é disputada em modalidades como atletismo PCD, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo PCD, judô PCD, natação PCD, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado. A oferta dessas modalidades reforça o compromisso do Governo de Minas com a inclusão e a diversidade.

Jemg

Podem participar estudantes-atletas com idades entre 12 e 17 anos, divididos em dois módulos. O Módulo I é voltado para aqueles nascidos, exclusivamente, nos anos de 2010, 2011 e 2012. Já o Módulo II para os estudantes-atletas com data de nascimento em 2007, 2008 e 2009.

O Jemg 2024 indica os representantes de Minas Gerais para os Jogos Escolares Brasileiros, para os Jogos da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.

A execução técnica do Jemg é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg)