Atenção professores da rede estadual de ensino que desejam ampliar seus conhecimentos: a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está oferecendo o  curso de pós-graduação “Escolas Resilientes e Educação para a Redução do Risco de Desastres”.

O curso gratuito é voltado a agentes públicos e profissionais da área educacional, na modalidade EaD e tem carga horária de 420 horas. 

Podem se inscrever administradores, assistentes de ensino, assistentes sociais, bibliotecários, coordenadores pedagógicos, diretores, funcionários de manutenção e limpeza, orientadores educacionais, pessoal de apoio administrativo, professores, profissionais de nutrição e alimentação escolar, profissionais de saúde escolar (enfermeiros, médicos), profissionais de segurança, profissionais de TI, psicólogos escolares, que tenham curso superior. Cada um desempenha papéis complementares na operação e gestão de escolas e, juntos, são fundamentais para a criação de um ambiente educacional seguro e resiliente.

Além disso, o curso visa integrar a comunidade escolar na construção de uma cultura de prevenção e resiliência nas escolas, preparando-os para enfrentar e gerir riscos de desastres de diversas tipologias. Ele integra conceitos de proteção e defesa civil em práticas pedagógicas e está alinhado com diretrizes nacionais e internacionais, incluindo a ‘Estrutura de Segurança Escolar Abrangente 2022-2030’ e o ‘Marco de Sendai’.

Essa pós-graduação é  resultado de uma parceria entre a UFJF e a Universidade Aberta do Brasil, com o patrocínio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Acesse a gravação da live no link: https://www.youtube.com/live/9g_8jMisjvU?si=I_b6ZLZyXRAubipc&t=456

Objetivos do Curso: O objetivo é desenvolver uma autoavaliação escolar, identificando riscos e perigos nas instalações e acessos.

  • Capacitar membros da comunidade escolar para atuar ativamente na gestão de desastres, tanto nas escolas quanto nas comunidades.
  • Formar profissionais para intervir nos aspectos sociais, políticos e econômicos das escolas, focando na redução de riscos e na educação para resiliência.
  • Preparar professores e funcionários para gerir escolas resilientes a desastres, integrando conceitos e metodologias de preparação para riscos nas práticas educativas.
  • Desenvolver nos servidores uma visão estratégica de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução, visando criar uma comunidade escolar resiliente em parceria com entidades locais.
  • Criar um Plano Escolar de Resiliência para identificar e executar ações necessárias para a estruturação de uma escola resiliente, alinhado com os Planos de Desenvolvimento Escolar.

Estrutura  e Disciplinas do Curso
Metodologia: Conteúdos didáticos na Plataforma EAD, vídeo aulas, encontros online, estudos de caso.
Avaliação: Avaliações e projetos na Plataforma Moodle UFJF.

Disciplina: Metodologia ao Ensino a Distância

Ementa: A orientação em EAD; O ensino e a aprendizagem na modalidade EAD; Hábitos de estudos; Estilos de aprendizagem; ambiente de aprendizagem a distância – Moodle; Internet; Ferramentas de aprendizagem no ambiente web; Utilização de materiais didáticos impresso, virtual e audiovisual; Prática em aprendizagem e ensino na modalidade EAD. O Papel do Tutor, do professor e coordenador de curso.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa (30h)

Ementa: A metodologia e os tipos da pesquisa. Estruturação, organização e normatização do trabalho acadêmicos considerando as normas atuais da ABNT. As etapas do projeto de pesquisa e a importância do planejamento. O levantamento de dados para elaboração de um trabalho acadêmico. Tipos de fontes de informação e da pesquisa bibliográfica em bases de dados. Citações, referências bibliográficas e o uso de mecanismos e gerenciadores de referências.

Disciplina: Fundamentos da Educação para a Redução do Risco de Desastres (90h)

Ementa: Evolução e importância da RRD; Impacto dos desastres na educação e desafios futuros com mudanças climáticas e urbanização; Diferenciação entre vulnerabilidades e desastres de múltiplas tipologias; Introdução ao papel da educação na redução do risco de desastres; Abordagem da Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) no currículo escolar; Abordagem para Todos os Perigos e Riscos; Relação com os frameworks globais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Sendai Framework para Redução de Riscos de Desastres; Materiais didáticos inovadores e gamificação na pedagogia; Análise de estudos de caso específicos; Implementação prática de iniciativas para a ERRD.

Disciplina: Seminário de Avaliação de Riscos nas Escolas (60h)

Ementa: Fundamentos da avaliação de riscos; Abordagem do risco sistêmico, Técnicas qualitativas e quantitativas; Desastres de múltiplas tipologias no ambiente escolar; Desafios associados a conflitos e situações de violência no ambiente escolar; Avaliação de impacto e probabilidade; Estratégias de mitigação e resposta; Uso de tecnologias emergentes na avaliação e comunicação de riscos; Desenvolvimento de Programas de Comunicação Escolar em Desastres; Relatórios e documentação.

Disciplina: Seminário de Instalações Escolares e Acessos Seguros (60h)

Ementa: Fundamentos de segurança em escolas; Avaliação das Instalações Escolares; Design centrado na segurança e acessibilidade; Planejamento de rotas de evacuação; Conformidade com a Declaração de Escolas Seguras; A importância da resiliência no nível do sistema com políticas e planejamento informados por riscos; Uso de tecnologia para segurança; Manutenção preventiva e revisão; Engajamento comunitário em segurança; Estudos de caso com soluções inovadoras. Promoção da Comunicação Bidirecional na Comunidade Escolar: Estabelecimento de canais de comunicação entre a gestão escolar, os alunos, os pais e os serviços de emergência locais para facilitar o fluxo de informações.

Disciplina: Seminário de Redução de Riscos e Educação para a Resiliência (60h)

Ementa: Contextualização de risco e resiliência; Integração curricular resiliente; Metodologias pedagógicas e aprendizado baseado em jogos; Alunos como agentes de mudança; Promoção do conhecimento e habilidades para a construção de resiliência e desenvolvimento sustentável; Fortalecimento da colaboração intersetorial e da integração de esforços humanitários, de desenvolvimento e de construção da paz; Políticas de gestão resiliente; Formação contínua de professores; Ferramentas para avaliação e feedback; legislação relacionada à gestão de riscos e desenvolvimento de políticas de resiliência, tanto a nível local quanto nacional. Análise crítica de estudos de caso.

Disciplina: Seminário de Elaboração do Plano Escolar de Resiliência (60h)

Ementa: Introdução aos conceitos-chave de resiliência; Mapeamento de vulnerabilidades e identificação de recursos; Definição de objetivos e metas; Estratégias inovadoras de resiliência; Relação com o Comprehensive School Safety Framework (CSSF) e seus pilares; Abordagem socioecológica e a abordagem de impacto coletivo; Engajamento da comunidade escolar; Ferramentas e técnicas para monitoramento e revisão; Estudos de caso e simulações práticas.

Como Se Inscrever
Período de Inscrição: De 09/01/2024 à 26/02/2024
Documentação Necessária: 

  1. Diploma de graduação (frente e verso) ou declaração de colação de grau com assinatura do responsável pela Instituição, juntamente com o requerimento de registro do diploma;
  2. Documento Oficial de Identidade e CPF (frente e verso);
  3. Certidão de nascimento ou casamento;
  4. Declaração de vínculo como agente público

Contato
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 2102-6898
Justificativa e Relevância do Curso

O curso tem como objetivo principal capacitar o setor educacional e as comunidades em educação para redução do risco de desastres. Este objetivo inclui:

  • Fortalecer a preparação, mitigação, recuperação e capacidade de resposta às emergências nas escolas e comunidades.
  • Oferecer formação sobre planejamento e implementação de segurança escolar, alinhado aos compromissos da Agenda 2030 e do Risco Sistêmico.
  • Atender às diretrizes da Lei Federal Nº 12.608 de 2012, que inclui a segurança contra desastres em escolas e hospitais em áreas de risco, e integrar a educação para a proteção e defesa civil nos currículos escolares.
  • Seguir o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030, que promove a inclusão do conhecimento sobre riscos de desastres na educação formal e informal.
  • O curso também enfatiza a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo administração, professores, funcionários, alunos, pais, autoridades de segurança pública e vizinhos. Serão abordados temas como a avaliação de riscos considerando perigos potenciais e vulnerabilidades da comunidade, incluindo aspectos físicos, sociais, econômicos e ambientais.

O curso visa:

  • Aumentar a conscientização sobre redução do risco de desastres.
  • Desenvolver habilidades dos profissionais da educação para impulsionar o aprendizado sobre prevenção e preparação para desastres.
  • Preparar professores e funcionários para gerir escolas resilientes, integrando conceitos e metodologias relevantes na prática educativa.
  • Como atividade prática, os participantes serão estimulados a criar um Plano Escolar de Resiliência, alinhado com os Planos de Melhoria ou Desenvolvimento Escolar.

1) A Quem o curso se destina?

Esta primeira turma, o curso está destinado exclusivamente para agentes públicos nas instâncias municipais, estaduais e federal.

2) Qual é a duração do curso?

O curso terá duração máxima de até 18 meses, entretanto algumas etapas como elaboração do TCC poderá ser feita em conjunto com algumas disciplinas, e consequentemente redução deste tempo. Entretanto a emissão do certificado de especialista e histórico escolar final somente ocorrerá após os 18 meses.

3) Não tenho certidão de nascimento ou casamento, posso usar a certidão de união estável?

Não. Sobre documento de união estável, ele não é aceito para cadastro. Caso o(a) aluno(a) queira que o estado civil dele(a) no SIGA conste como em uma união estável ele(a) pode até anexar a certidão em questão, porém ele(a) deverá anexar junto a certidão de nascimento ou a certidão de casamento para que possamos coletar os dados que importam para o cadastro (nome completo, data de nascimento e naturalidade). Não será aceito nenhum outro documento de registro civil para efeitos de cadastro que não seja a certidão de nascimento ou a de casamento.

4) Ocupo a maior hierarquia do meu setor/instituição, como comprovar vínculo como agente público?

Não faça autodeclaração/declaração de próprio punho, utilize a carteira funcional, contracheque do mês anterior a inscrição ou solicite a declaração do setor de RH da instituição para comprovar seu vínculo como agente público, esta declaração deverá ter a data até mês anterior a inscrição ou mais recente.

As vagas são limitadas e estão disponíveis para profissionais de todo o Brasil. Faça sua inscrição clicando aqui

Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Va6jQEx8aKvOgBh6o02I.

 

 

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