A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) iniciou, nesta quinta-feira (8/2), uma pesquisa de avaliação do clima escolar da rede estadual de ensino, para ouvir estudantes, professores e gestores.

A pesquisa faz parte do Projeto Socioemocional, iniciativa inédita, anunciada neste mês pelo Governo de Minas, para captar as percepções e opiniões da comunidade escolar sobre a convivência, as relações interpessoais, as condições de aprendizagem e sobre o ambiente geral da escola. 

O Projeto Socioemocional tem como objetivo fortalecer a gestão pedagógica na articulação entre os aspectos cognitivos e socioemocionais para orientar o trabalho docente em relação às práticas e atitudes que desenvolvam e consolidem as competências e habilidades socioemocionais nos estudantes. Este questionário de escuta do clima escolar é a primeira ação do Projeto e vai permitir que a pasta colete evidências e realize estudos, que possibilitem, futuramente, a construção de novos indicadores para a rede.  

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, pontua que a pesquisa conta com a colaboração de diversas instituições que estudam a temática da educação e os mecanismos essenciais para a melhoria do ambiente escolar. 

“Pensamos em algo que pudesse escutar nossos profissionais e estudantes, avaliar o ambiente e direcionar ações para fortalecer a gestão pedagógica entre os aspectos cognitivos e socioemocionais. O questionário é um instrumento elaborado e validado pela equipe de pesquisadores de diversas universidades e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação Lemann”, ressaltou.

Aplicação da pesquisa 

A pesquisa, nesta fase inicial do projeto, será aplicada até o dia 29 de fevereiro nas escolas da rede estadual. A meta da SEE/MG é ouvir cerca de 400 mil estudantes e aproximadamente 20 mil servidores. O quantitativo tanto de professores, quanto de estudantes, representa 80% do recorte da pesquisa. 

Neste primeiro momento,  o questionário de escuta sobre clima escolar será aplicado de forma amostral para estudantes do 7º ano do ensino fundamental, 2º e 3º anos do ensino médio, gestores e professores  dos componentes de educação física, história, ciências ou biologia, matemática ou língua portuguesa. 

Piloto da pesquisa

Os primeiros questionários foram aplicados para gestores, professores e estudantes da Escola Estadual Getúlio Vargas, em Belo Horizonte. Em formato online, ele é composto de cerca de 120 questões que abordam temas diversos, como por exemplo, as relações com o ensino e aprendizagem; as relações sociais e os conflitos na escola; as regras, as sanções e segurança na escola; família, escola e comunidade; as relações com o trabalho; as situações de intimidação entre alunos, dentro outros assuntos pertinentes ao contexto  do cotidiano escolar.

Para conduzir e orientar a equipe da escola nessa primeira experiência, técnicos da SEE/MG estiveram na unidade de ensino onde foi realizado um teste amostral. Eles dialogaram com estudantes e professores, explicaram os objetivos desta escuta e o que esperam para o futuro, engajando e convidando-os a participarem deste momento importante para a educação pública mineira.

“Estamos realizando a escuta amostral de profissionais e estudantes, e neste momento, é muito importante o engajamento de todos que são o público-alvo desta pesquisa. Iremos pensar ações que  sejam aderentes à nossa rede, indo de encontro aos objetivos do Projeto Socioemocional e aos nossos interesses de continuar assegurando o ensino de qualidade e defender os direitos de aprendizagem dos nossos estudantes”, explicou a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Trindade, que esteve na unidade Getúlio Vargas apresentando a pesquisa. 

O estudante Renan Martins Olavo de Souza, do 3º ano do ensino médio, da E.E. Getúlio Vargas, que participou da pesquisa, avaliou como positiva a experiência. “Achei a pesquisa muito importante, porque estamos compartilhando nossas sensações e vamos  contribuir para as próximas gerações que irão estudar nas escolas estaduais. As perguntas são bem pertinentes ao contexto escolar”, comentou. 

Um segundo momento de escuta, com a aplicação de questionários de  aspectos  socioemocionais, está previsto para acontecer em março deste ano, para  obter dados acerca das condições sócio-emocionais dos estudantes e dos profissionais da rede.

Após a aplicação do questionário Socioemocinal, a SEE/MG terá um mapeamento e dados que direcionem as ações para o Projeto Socioemocional com proposta de formação e ações pedagógicas para o desenvolvimento das competências socioemocionais priorizando a autogestão, autocuidado, autoconhecimento, empatia e cooperação, e autonomia.

Sobre os questionários

O questionário tem por objetivo levantar dados e evidências sobre o clima escolar possibilitando identificar  a realidade com maior vulnerabilidade. As respostas dos  questionários são individuais e anônimas. Todas  as informações coletadas serão tratadas de forma confidencial. 

São três modelos de questionário de clima escolar. No primeiro, direcionado aos gestores escolares, a participação é obrigatória. Este questionário contém tópicos específicos, construído junto com a Política Militar de Minas Gerais (PMMG), parceira da SEE/MG, considerando aspectos relacionados à segurança e à prevenção de crimes. São perguntas como:”Na escola existe algum projeto de ação educativa realizado pela Polícia Militar que implica visitas à unidade escolar?”. 

As respostas irão subsidiar à SEE/MG e a PMMG na elaboração ações que já são desenvolvidas em projetos educacionais e no apoio à segurança da comunidade escolar.

Já no segundo, para professores  dos componentes de educação física, história, ciências ou biologia, matemática ou língua portuguesa, e no último, focado nos estudantes do 7° ano do ensino fundamental e do  2° e 3° anos do ensino médio, a colaboração é facultativa. 

Para esta pesquisa de escuta sobre o clima escolar, tanto os estudantes, quanto os professores, podem decidir se desejam participar, sendo voluntária sua adesão. Mas a SEE/MG ressalta que a colaboração de todos será fundamental e irá contribuir para o conhecimento da realidade e consequentemente com melhoria  das condições  de trabalho e da aprendizagem nas escolas da rede. 

“Vamos conseguir mensurar a percepção que os atores escolares têm em relação a vários aspectos que envolvem o clima escolar. A partir deste questionário, iremos entender como que eles percebem as escolas e seu ambiente, tanto da parte da convivência entre alunos, e alunos e professores, a visão da gestão, algo primordial e que irá subsidiar as ações internas das áreas técnicas que estão envolvidas neste projeto”, destacou o superintentendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Wagner Costa.  

Projeto Socioemocional

O projeto Socioemocional, lançado neste ano, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais,  proposto pela Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, para o acompanhamento de ações de ensino-aprendizagem, voltadas para a melhoria do convívio entre estudantes, reduzindo situações como o bullying e a violência dentro da escola, trazendo a perspectiva do diálogo, do respeito, da empatia, da inclusão e da amizade, voltadas para a melhoria do clima escolar. 

Neste contexto, serão trabalhadas as competências socioemocionais previstas no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), sendo priorizadas a autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

No segundo momento do projeto, será realizada uma formação com a equipe pedagógica. A partir desta formação, será realizado o acompanhamento de ações para a melhoria do clima escolar e do convívio entre estudantes.

 

 

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