A água é um elemento essencial, que além de trazer diversos benefícios para a saúde, é  indispensável no dia a dia da comunidade escolar.

Com esse o objetivo a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) disponibilizou para as escolas da rede pública estadual de ensino a cartilha “Orientação para análise da água e orçamento para instalação de filtro e cloração”, a fim de garantir a boa qualidade da água utilizada pelas unidades escolares educacionais.  

A cartilha orienta que a água dos bebedouros e da preparação da merenda escolar, por exemplo, seja analisada tanto diretamente na fonte como também no processo de abastecimento. A diferença está na forma como a impureza, caso detectada, será tratada. Se for constatada alteração na qualidade da fonte há uma série de ações específicas a cada caso e descritas na cartilha, que serão implementadas para corrigir e garantir a água potável em boa qualidade na caixa d’água. 

“Minas Gerais é um estado muito diverso e por esse motivo nem todas as unidades escolares são abastecidas por companhias públicas de água, por exemplo. Por isso é importante que as escolas tenham um laudo atestando a potabilidade da água. Assim, as escolas estão orientadas sobre a especificação necessária ao contratar e utilizar o serviço de fornecimento de água”, explica a superintendente de Infraestrutura e Logística da SEE, Thais Damasceno. 

Caso a escola identifique que a água não está potável é importante fazer a compra da água própria para o consumo para manutenção do funcionamento da instituição. “Mas o mais importante é corrigir de forma definitiva a questão apontada nos laudos. Podendo ser um novo filtro, a lavagem da caixa d’água ou dos tubos ou a adição de componentes químicos à água, dependendo do grau de impureza apresentado”, salienta a superintendente.  

Acompanhamento minucioso 

A Superintendência de Infraestrutura e Logística reforça que as orientações da cartilha são voltadas aos diretores escolares e às Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Em 2023, foram cumpridas agendas nas SREs para apresentação da cartilha e o acompanhamento tem sido satisfatório, com retornos positivos sobre a natureza explicativa do documento.

A SEE enfatiza ainda a necessidade do cumprimento das orientações da cartilha no período das férias escolares por ser mais viável e possível fazer o esvaziamento e lavagem das caixas d’água e dos canos da escola. Além de ser um período em que a direção da escola está voltada para as manutenções do prédio escolar e garantia das condições necessárias para um bom início de ano letivo. 

 

 

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