A preocupação com o ambiente e a segurança da comunidade escolar motivou a realização da primeira edição do Seminário de Prevenção de Violência nas Escolas, fruto da colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). 

O evento, que aconteceu nesta quinta-feira (14/12), no auditório da Faculdade Mineira de Direito da UFMG, foi marcado pela atenção à prevenção como forma mais efetiva de combate à violência. 

Para a mesa de abertura foram convidados o representante do secretário de segurança pública Rogério Greco, Christian Viana, e o secretário de Educação Igor de Alvarenga. Durante sua fala Igor de Alvarenga ressaltou a celeridade com que Minas Gerais trata o assunto em comparação ao cenário internacional. “O caminho para trabalhar a violência nas escolas é o diálogo e a articulação. No Brasil, especificamente em Minas Gerais, nós já temos um núcleo formado entre as forças de segurança, que busca desenvolver protocolos e fluxos de formação. Esse é o caminho de proteção das nossas crianças e adolescentes” pontuou o secretário sobre a união de esforços entre os órgãos de proteção. 

O representante da Sejusp, Christian Viana, reforçou a eficiência no diálogo entre os órgãos para obter bons resultados. “Integração e articulação funcionam por meio de ações como o seminário, em que escutamos todos os lados. Violência escolar não se enfrenta somente com segurança pública, nós formamos somente um pilar, que é conjunto com os outros órgãos.”

Ao longo do dia foram abordados assuntos como a radicalização e desradicalização dos adolescentes; o neonazismo e radicalização; LGBTQIA+ e como o clima escolar interfere nos comportamentos que podem levar à violência na escola. “A parceria e integração entre as instituições diz respeito à prevenção e medidas conjuntas para fazer com que os índices de violência diminuam em nosso Estado. Apresentamos painéis de diferentes temas para que posteriormente possamos avaliar quais medidas podem ser tomadas”, explica o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública, Marco Matos. 

Os superintendentes regionais de educação também participaram do seminário e discutiram ativamente os temas propostos nos painéis. “A Secretaria de Educação mais uma vez acertou. Com o triste cenário de ataque nas escolas, essa medida foi necessária e veio no momento certo. Nós conseguimos reunir a rede e vimos o que deveríamos trabalhar para melhorar. Diante dessas mudanças e de tudo o que estamos enfrentando no geral, como questões emocionais e doenças pós pandemia, tratar a violência se faz mais que urgente”, salienta Nádia Wiezel, superintendente da Regional de Caxambu.

Foram destacadas ainda a presença dos demais representantes da Secretaria de Educação e Sejusp, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo do Estado de Minas Gerais. 

Governo de Minas cria Fluxo de Medidas para ampliar segurança nas escolas  

O Fluxo de Medidas para a Segurança Escolar traz o número 190, telefone de emergência da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que deve ser acionado sempre que necessário e outras áreas que precisam ser contactadas de imediato, como a seção de planejamento operacional regional (P3) da PMMG, via WhatsApp, e o contato da Superintendência Regional de Ensino (SRE) que for responsável pela escola. 

O documento foi enviado para as 47 Superintendências Regionais de Ensino(SREs) no dia e de dezembro e será repassado às escolas da rede estadual, além das instituições municipais e privadas, em todo estado. 

A peça informativa, criada pela  Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em conjunto com o Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar (NIPE), será afixada nas salas de professores, diretores e  ambientes administrativos de todas as unidades da rede estadual de ensino. 

Em Belo Horizonte, a Escola Estadual Isabel da Silva Polck, localizada na região Nordeste da Capital,  é a primeira a implementar a iniciativa. Ficamos muito felizes em ser a primeira escola a receber mais esta ação da SEE/MG. Dentro do ambiente escolar já trabalhamos a prevenção à violência, por meio de palestras realizadas pela Polícia Militar, ações da Semana de Educação para a Vida, além dos itinerários formativos como projeto de vida” , destaca a diretora da unidade, Fabrícia Teixeira Moura.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100