O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), iniciou a última semana de avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), composto pelo Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa)  e pelo Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

O prazo para as escolas da rede estadual de ensino encerrarem as avaliações termina no dia 1º de dezembro. 

As duas avaliações, que integram o sistema de avaliação, têm como objetivo medir o desempenho da rede pública de ensino e das escolas, produzindo dados relevantes para nortear a formulação e monitoramento de políticas públicas. Seus resultados dão subsídios para elaboração de intervenções que devem nortear ações para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. São avaliados estudantes do 5º ano e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio em escolas estaduais e municipais do estado. 

O superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Wagner Costa, explica como esse processo de avaliação é fundamental. “A partir dos resultados obtidos nas avaliações é possível medir o desempenho dos estudantes e, com isso, criar políticas públicas e ações pedagógicas para a melhoria da qualidade do ensino”, explica.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos alunos avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Processo avaliativo
 
Além dos testes aplicados aos estudantes dessas etapas, o Simave disponibiliza questionários destinados a professores e diretores das escolas avaliadas, como parte do ciclo de avaliação. Os questionários contextuais são aplicados no modo on-line, e, além de sua caracterização geral, contemplam aspectos sobre a forma como esses profissionais vêem a gestão, as práticas pedagógicas, suas expectativas sobre os estudantes, suas percepções sobre a reprovação e o clima escolar. 

Os resultados dos estudantes nos testes cognitivos permitem avaliar sua aprendizagem e as respostas dos questionários contextuais possibilitam analisar o nível socioeconômico, a infraestrutura, formação dos professores e material didático, entre outros.

Para realização das avaliações o Inep contrata uma empresa responsável pelo gerenciamento das provas em todos os estados. Supervisores e coordenadores são designados para realizar os processos junto às escolas, incluindo a escolha da melhor data em cada localidade.

Proeb e Proalfa

Com finalidades semelhantes, mas com foco no mapeamento da educação mineira, a SEE/MG aplica o Proalfa para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental, e o Proeb, para os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. E para mobilizar os estudantes nos dias de prova, que pode chegar a 2h30 de aplicação, a SEE/MG destinou recurso financeiro aditivo para a distribuição de kits escolares, além de um reforço na alimentação escolar.

 

 

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