Minas Gerais recebeu secretários de Estado de Educação de todo o país, nesta quinta-feira (23/11), para a 3ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) de 2023.

O evento teve início nesta manhã, em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, e segue até sexta-feira (24/11).

As autoridades foram recepcionadas pelos secretários de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, anfitrião do evento e vice-presidente do Consed, e do Espírito Santo, Vitor de Ângelo, que preside o conselho. Temas importantes para a educação brasileira, como o alinhamento do posicionamento do Consed sobre a reforma do ensino médio, metas de alfabetização infantil, formação de professores e regime de colaboração fazem parte das discussões entre os secretários de Educação.

Para Igor de Alvarenga, este encontro é de suma importância para a troca de experiências entre os estados que têm suas particularidades e realidades específicas, mas que caminham juntos com o mesmo propósito, que é oferecer uma educação pública de qualidade e excelência.

“Contamos com o apoio e participação de todos os secretários de estado, os que não puderam vir, mandaram os seus representantes. É um prazer receber todos em Minas Gerais. Neste primeiro dia tivemos a oportunidade de passar a manhã toda discutindo sobre o projeto de lei que redefine as diretrizes do ensino médio no país, e em breve, teremos uma outra reunião importante também para  discutir esse tema com outros atores”, disse.

Já Vitor de Ângelo pontuou sobre a necessidade de alguns ajustes na reforma do ensino médio e a posição do Consed a respeito da pauta .

“Na reunião do Consed aqui em Minas, discutimos a posição do Conselho sobre o projeto de lei que busca aprimorar e ajustar a reforma do ensino médio. Em breve teremos  uma reunião com o relator do projeto no Congresso para expor a posição do Consed a respeito de aspectos da reforma, que ao nosso entender, ainda mereceria novos ajustes, e que a gente na parte da manhã deste primeiro dia se dedicou a discutir”, ressalta.

Além dos representantes de Minas Gerais e Espírito Santo, participam da reunião os secretários ou seus representantes dos estados do Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, dentre outros representantes de entidades educacionais. Secretários que não puderem comparecer presencialmente participaram de forma virtual.

Programação

Durante o encontro, o Consed assinou termo de cooperação com o Comitê Paralímpico Brasileiro para adesão ao Movimento Paralímpico, com o objetivo de capacitar professores de Educação Física para discutirem e ensinarem esportes para pessoas com deficiência. Minas Gerais é um dos estados que devem fazer adesão para implementar o programa na rede estadual de ensino.

Também foram apresentadas experiências exitosas em educação nos estados, entre eles o Gestão Pela Aprendizagem, voltada ao ensino fundamental e que tem como foco o fortalecimento da gestão escolar nas escolas estaduais de Minas Gerais; o Programa Transcolar Rural, de Rondônia, e o Fórum  de Universidades pela Paz.

Nesta sexta-feira (25), último dia do evento, os gestores educacionais do Brasil irão discutir os desafios sobre o padrão de desempenho desejável para considerar crianças alfabetizadas. A programação contará com a participação da secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios.

Para debater sobre a pauta, a experiência de Minas Gerais será apresentada pela secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria.

Também estão previstas apresentações dos fóruns de Avaliação, Financiamento, Tecnologia, Ensino Médio, Tempo Integral, Valorização de Professores e Regime de Colaboração e Alfabetização, este último, com apresentação do secretário de Estado de Educação de Rondônia, Felipe Camarão.

Sobre o Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação é uma associação fundada em 1986, que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Entre suas finalidades está a integração das redes estaduais de educação e a participação dos estados na construção das políticas nacionais, além da colaboração entre as unidades federativas.

Por meio da Agenda da Aprendizagem, que a cada dois anos elenca os temas prioritários de sua atuação, o conselho também se organiza em Frentes de Trabalho. Nesses espaços integrados por gestores e técnicos das redes são discutidas soluções e compartilhadas boas práticas.

Fotos: Eduardo Colin/Consed