A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está realizando a Avaliação da Fluência em Leitura de Minas Gerais 2023 em todas as escolas da rede estadual e municipais.

É a primeira vez que o estado de Minas Gerais realiza essa avaliação, em larga escala, para analisar o nível de leitura dos estudantes que estão cursando o 2° ano do ensino fundamental. A  avaliação será realizada até o dia 1° de dezembro, usando a base do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação também considera as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que definem como objetivo a alfabetização das crianças até o 2º ano do ensino fundamental, garantindo o direito fundamental de aprender a ler e escrever.

A Avaliação de Fluência consiste na aferição da capacidade de os alunos lerem, com velocidade e precisão (automaticidade), um número de palavras dicionarizadas e palavras possivelmente desconhecidas, isoladas, e um pequeno texto narrativo, em determinado tempo, seguido de três perguntas de compreensão. Além disso, também é avaliada a habilidade de ler um texto de forma rápida, suave e dependendo de pouco esforço na mecânica necessária à decodificação, o que é uma meta a ser perseguida nos anos iniciais da escolarização.

Aplicação dos testes

Realizado de forma totalmente digital, para aproximadamente 215 mil estudantes, por meio do Aplicativo CAEd Avaliação, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os professores têm acesso a um aplicativo em que são disponibilizadas palavras e textos para leitura dos alunos. Assim, o professor fica encarregado de gravar os estudantes, de forma individualizada, lendo os conteúdos solicitados e, em seguida, as informações geradas são enviadas para o banco de dados específico da Secretaria. Cada teste tem duração de cinco a 10 minutos.

A escolha das datas para os testes, bem como o local de aplicação e a seleção dos professores responsáveis, caberá às escolas. É importante, porém, que os escolhidos tenham  facilidade para interagir com crianças em processo de alfabetização, sejam profissionais da escola ou da secretaria municipal e tenham facilidade com o uso de tecnologias.

A aplicação dos testes poderá ser realizada em um único dia ou distribuída dentro do período estipulado para aplicação conforme cronograma.

Resultados

Após a aplicação e compilação dos resultados, os dados servirão para diagnosticar parte do processo de alfabetização e subsidiar análises e propostas de intervenção pedagógica e políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.