A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) recebeu o prêmio de melhor Pitch durante o evento Google for Education Leader Series 2023 para a América Latina e Caribe.

O evento aconteceu nos dias 30 de outubro a 1º de novembro na sede do Google, na Califórnia (EUA), e reuniu líderes inovadores do setor público de vários países. Termo conhecido no setor tecnológico, pitch é uma apresentação curta e direta sobre um projeto ou uma empresa. 

O projeto inovador que a SEE/MG apresentou no evento está em desenvolvimento por meio da nova ferramenta “Série de Exercícios” (Practice Sets) do Google e propõe o uso da inteligência artificial para apoiar a personalização do ensino. Após as apresentações, a secretária adjunta Geniana Faria recebeu um troféu do Google em reconhecimento ao projeto dentre as diversas experiências educacionais na América Latina e Caribe.

Representando a pasta, a secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Faria, e a chefe de gabinete, Ana Costa Rego, participaram de palestras, workshops, que buscam fornecer uma visão sobre o futuro da educação, gerando ideias e discussões sobre a cooperação aliada à tecnologia com foco na melhoria da qualidade do ensino público. 

Para a secretária adjunta Geniana Faria, mais que um troféu, o prêmio representa o protagonismo de Minas Gerais na descoberta e desenvolvimento de possibilidades que a tecnologia pode trazer para apoiar o ensino ao redor do mundo. “O evento foi um momento de extrema importância para compartilhar experiências de sucesso nos países. Este prêmio destaca as ações do estado de Minas Gerais e a nossa preocupação em desenvolver experiências voltadas para o futuro da educação.”

Idealizadora do projeto, Geniana Faria conta que a iniciativa surgiu a partir da apresentação da ferramenta do Google, e se consolidou após diversos estudos e conversas com os colaboradores da empresa de tecnologia. A previsão é que a partir do ano início do ano letivo de 2024, o projeto comece a ser implementado na rede pública estadual de ensino. 

Troca de experiências

O encontro foi uma oportunidade de conhecer e debater sobre os desafios e caminhos encontrados por representantes do Brasil e de vários países da região. Também foi uma oportunidade de conversar com os responsáveis pelo desenvolvimento de produtos do Google, que mostraram tudo o que a tecnologia pode oferecer para aprimorar o aprendizado, o ensino e a gestão, além de explorar diferentes experiências imersivas e culturais durante esses dias de reflexão e inovação. 

A programação contou com diversas palestras, oficinas e debates sobre as Perspectivas Globais da Educação. O evento também incluiu o Chrome Experience Center, um tour que permite aos participantes conhecerem programas e ferramentas tecnológicas capazes de transformar os processos de ensino e aprendizagem. Além da comitiva mineira, os estados do Acre, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal, e de representantes dos países Chile, El Salvador, Jamaica, México e Santa Lúcia. 

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100