O Governo de Minas tem se empenhado na capacitação e no aprimoramento das perspectivas de emprego para os jovens do estado. Como parte desses esforços, o “Um Milhão de Oportunidades para o Futuro Minas Gerais (1MiOMG)”, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), está lançando a pesquisa “Quais são os interesses e sonhos da juventude mineira?”.

A pesquisa visa compreender as diversas especificidades e interesses dos jovens em Minas Gerais e será realizada até o dia 24/11.

“Temos o objetivo de, ao escutar esses jovens, promover políticas públicas, melhorando o estudo e também as oportunidades de qualificação profissional deles. A partir da escuta desse jovem poderemos promover um aumento de vagas nos cursos que estão sendo mais demandados por eles e também pelo mercado de trabalho”, afirma a coordenadora de Educação Profissional da SEE/MG, Amanda Barboza.

A pesquisa, disponível neste link, integra o U-Report Brasil, programa global do Unicef que utiliza redes sociais para realizar enquetes por meio de um chatbot ⎼ assistente virtual capaz de manter uma conversa em tempo real por texto. Para iniciar a pesquisa é necessário usar a palavra-chave “1MIOMG”.

A análise das respostas coletadas permitirá à 1MiO e ao Governo de Minas entender melhor as aspirações da juventude mineira e adaptar a oferta de oportunidades para atender a essas necessidades.

A plataforma

Em agosto deste ano foi estabelecida uma parceria com o Unicef para criar a plataforma digital Um Milhão de Oportunidades para o Futuro – Minas Gerais (1MiOMG)

Essa plataforma tem o objetivo de facilitar a transição dos jovens que frequentam ou concluíram cursos de formação profissional do Governo de Minas para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que incentiva o setor privado a promover oportunidades, inclusão e desenvolvimento desse público.

“No 1MiO, acreditamos que chegar junto é melhor que chegar primeiro. Estabelecer uma conexão com a juventude de Minas Gerais é fundamental para que o Trilhas de Futuro possa formular políticas de geração de oportunidades adequadas às necessidades e realidades dos jovens, levando em consideração sua diversidade e valorizando as novas formas pelas quais se relacionam com o mundo do trabalho”, comenta Felipe Gonzalez, oficial do Unicef para a iniciativa 1MiO.

Como participar

Para participar, empresas e estudantes interessados devem se cadastrar no site “1MiO – Minas Gerais”.

As empresas devem acessar a plataforma, assinar o Termo de Adesão, preencher as informações necessárias, anexar o documento assinado e divulgar as vagas disponíveis.

Os jovens de 14 a 29 anos, matriculados e/ou que concluíram cursos de formação profissional do Estado, também precisam se cadastrar na plataforma, fornecendo as informações solicitadas.

Oportunidades por meio do Trilhas de Futuro

Proporcionar cursos técnicos de formação profissional de forma gratuita com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas é objetivo do projeto Trilhas de Futuro, iniciativa de sucesso do Governo de Minas e já bem conhecida dos jovens mineiros.

Por meio da iniciativa, estudantes têm se destacado em competições de profissões nacionais e internacionais.

Exemplo vem de Darli Amaral, de 18 anos, formado no curso técnico de Edificações em maio deste ano e selecionado para representar o Brasil na competição internacional de profissões, a WorldSkills International (WSI), agendada para 10 e 15/9/2024, na França.

Darli, morador de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, alcançou o primeiro lugar na seletiva regional brasileira, realizada em João Pessoa, Paraíba, destacando sua eficiência, agilidade e excelência na prática profissional.

“O Trilhas de Futuro me proporcionou, primeiramente, um estudo de qualidade, através do Senai, e representa o meu futuro pelo fato de eu seguir carreira na área. A gente vem aprendendo com professores e profissionais excelentes, e todos os meus desejos e ambições, dentro do que eu buscava no curso, foram atendidos e até mesmo superados”, ressaltou Darli.

A estudante Elizandra Rerlity Silva, de 19 anos, do curso técnico de Enfermagem, se classificou para representar Minas Gerais na Competição Nacional de Profissões, realizada pelo Senac, entre os dias 24 e 27/10, no Espírito Santo.

Após conquistar o título estadual na categoria de Cuidados de Saúde e Apoio Social em abril, Elizandra competiu com outros 61 participantes em sete ocupações do comércio de bens, serviços e turismo, enfrentando situações simuladas do cotidiano de cada profissão, e conquistou o segundo lugar. Ela é natural de Campestre, cidade a cerca de 40 km de Poços de Caldas, Sul de Minas.

“Foi um prazer, uma honra, levar o nome de Minas Gerais, do meu estado, para o Brasil. Isso me motivou a dar o meu melhor e voltar com o resultado positivo para casa. Essa medalha foi um marco de toda essa experiência e também a confirmação de que todo empenho e dedicação têm, sim, recompensa”, afirma Elizandra.

Além da oferta gratuita da formação, todos os estudantes recebem ajuda de custo para transporte e alimentação. Desde o lançamento do Trilhas de Futuro, em 2021, o Governo de Minas já investiu quase R$ 1 bilhão na iniciativa. O período das inscrições da quarta edição começa na próxima quinta-feira (9/11).