Em celebração à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoverá uma série de weboficinas didáticas, por meio do canal Estúdio Educação, no YouTube

A programação especial acontecerá entre os dias 16 e 20 de outubro, de segunda a sexta-feira da próxima semana. Neste ano, o tema da SNCT é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.  

Com base nessa temática central, as lives abordarão aspectos de como o conhecimento científico em Ciências Básicas pode ser usado para melhorar a qualidade do ensino de ciências nas escolas e universidades, e para desenvolver novas metodologias e tecnologias educacionais. 

Voltadas para professores, especialistas e profissionais que atuam nas escolas, essas capacitações on-line têm o objetivo de fomentar ações com foco na inovação e no uso de  tecnologias digitais na rede estadual de ensino mineira, bem como naturalizar o uso dessas plataformas no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, serão ministradas pequenas oficinas, com cerca de 1h30 de duração, sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, metodologias ativas e ações inovadoras que possam ser utilizadas no âmbito educacional, pedagógico e administrativo das escolas da rede. 

Acesse a programação e saiba mais detalhes sobre as oficinas, neste link.

Weboficinas

Serão abordados assuntos como: formas de utilização das ferramentas Google em estratégias de atividades gamificadas; possibilidades de uso pedagógico de ferramenta de programação; segurança da informação; inteligência artificial; entre outros. Os conteúdos serão ministrados por servidores integrantes das equipes dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE), pertencentes às Superintendências Regionais de Ensino da SEE/MG, especialistas parceiros, Educadores Google e professores da rede.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Orientada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e instituída pelo Decreto nº 9/2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que já está em sua 20ª edição, é um evento que conta com o apoio de entidades da educação, da tecnologia e da ciência. O objetivo é mobilizar, nacionalmente, a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100