A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu a 4ª live temática da série produzida pela pasta para tratar de temas cruciais com a rede de ensino estadual.
Desta vez, o foco foram as Ações de Fortalecimento da Rede desenvolvidas pela Subsecretaria de Articulação Educacionais e obteve a marca inicial de 10 mil visualizações.
O encontro online contou com a tradicional mediação do secretário de Educação, Igor de Alvarenga, e do subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Lopes Pedroso. Além do superintendente de Regulação e Inspeção Escolar, Paulo Leandro Carvalho, a assessora de Articulação Municipal, Jânua Galvão, e a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais, Simone Emerick.
Alinhamento sobre as atribuições e as principais campanhas desenvolvidas pela subsecretaria estiveram no centro das apresentações. “Recentemente, estive em SREs e tem sido muito rico esse momento de diálogo, escutando todas as demandas da rede e trazendo para o Órgão Central para melhorar as nossas ações. Os desafios são grandes, mas com proximidade conseguimos ir executando e a subsecretaria de Articulação consegue tornar a SEE mais próxima da rede”, resumiu o secretário Igor.
Gustavo Pedroso, subsecretário de Articulação Educacional, destacou as principais campanhas em andamento mobilizadas pela equipe, o que inclui as áreas pedagógica, de infraestrutura, de pessoal e administrativas-financeiras.
Em andamento, a campanha de infraestrutura das escolas já foi respondida por 92% da rede estadual de ensino. “Desde maio, estamos levando engenheiros para dentro das nossas escolas, em parceria com a Subsecretaria de Administração, com a intenção de identificar os gargalos e dificuldades em termos de infraestrutura física para que, a partir desses dados, a gente consiga promover as políticas públicas para disponibilizar os recursos necessários para aos estudantes e servidores”, disse Gustavo.
A escuta para elaboração da segunda edição do Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar, o fortalecimento do Busca Ativa, o Diário Escolar Digital (DED) e as medidas para recuperação do aprendizado também foram pautas do subsecretário.
“Conseguimos, por meio do Plano, deixar o Busca Ativa mais robusto. Iniciamos no fim do primeiro bimestre, identificando os estudantes que não cumpriram a frequência mínima obrigatória, conforme legislação da SEE. Com esses dados, conseguimos identificar, por meio do DED, que os diretores nos informem de forma nominal, cada um dos estudantes que se enquadram nessa situação para trazê-los de volta”, celebrou Gustavo.
Já Paulo Carvalho abordou sobre o papel vital da inspeção escolar em trabalho com a gestão escolar, abordando o inspetor como parceiro estratégico. “Antes de 2019, não havia essa centralização da Assessoria de Inspeção e havia uma diversidade de formas de atuação. Agora, em 2023, tornou-se uma Superintendência de Regulação e Inspeção, uma vez que cuida de processos de inspeção e de autorização de funcionamento e credenciamento de escolas de toda a rede de ensino de Minas, incluindo estado, municípios e rede privada”.
A live ainda trouxe a importância da articulação do estado com os 843 municípios mineiros para atendimento à demanda escolar, que é composta em mais de 80% por escolas públicas. Realizado em parceria com a gestão municipal, o projeto Miguilim foi destaque.
“É um projeto da SEE, em parceria com a SES, com objetivo de detectar alterações auditivas e oculares de todas as crianças matriculadas na rede pública mineira e fazer o encaminhamento desses estudantes para o Sistema Único de Saúde (SUS), onde terão acesso a consultas, exames e óculos, se necessário, para melhorar a condição de aprendizagem nas escolas”, disse Jânua.
A Superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais Simone Emerick falou sobre a relevância do Censo Escolar da Educação Básica e a organização para o início do ano letivo de 2024, apresentando o processo de renovação de matrícula e o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).
“Equipes do estado inteiro fazem esse trabalho acontecer em Minas. Somos mais de 15 mil escolas, considerando a rede estadual, municipal e federal de ensino e as escolas particulares, atendendo em média 4,5 milhões de matrículas”, ressaltou.
Além dos temas selecionados, foram respondidas dúvidas de participantes que mandaram dezenas de perguntas em tempo real, que permanecem disponíveis no canal do Estúdio Educação MG.