Já está disponível a plataforma “Um Milhão de Oportunidades para o Futuro – Minas Gerais” que conecta jovens, matriculados ou que já concluíram cursos de formação profissional do Governo de Minas, a oportunidades de emprego e de qualificação para o mercado de trabalho.

O projeto “1mio-Minas Gerais” é fruto de parceria entre o Governo de Minas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lançado na última terça-feira (22/8), e tem como foco unir jovens qualificados às vagas de trabalho disponíveis. 

Para isso, empresas e estudantes interessados devem-se cadastrar no site “1mio – Minas Gerais”. No caso das empresas, é necessário assinar o Termo de Adesão, clicar em “cadastro” na plataforma, preencher as informações solicitadas, anexar o documento assinado e divulgar as vagas disponíveis na instituição.

Os jovens de 14 a 29 anos interessados, que estejam matriculados e/ou concluíram cursos de formação profissional do Estado, entre eles os estudantes e egressos do Trilhas de Futuro, também devem-se cadastrar na plataforma informando os dados solicitados. Serão disponibilizadas vagas de empregos formais e estágios, além de oportunidades de aprendizagem, com cursos e trilhas formativas.

O restante do processo, inteiramente gratuito, é por conta da plataforma, que analisará a compatibilidade entre os perfis dos candidatos e das vagas disponíveis e indicar o jovem  mais qualificado. 

“O site já está no ar, a empresa entra e pode se cadastrar e colocar suas vagas disponíveis para o mercado de trabalho. As instituições do Trilhas de Futuro e outras do estado que possuam estudantes que estão estudando procurando por estágio ou estão se formando podem ‘linkar’ com as empresas e oportunizar uma vaga de emprego. Agora, nosso trabalho é incentivar que as empresas realizem os cadastros”, detalhou o secretário de estado de Educação, Igor de Alvarenga, durante lançamento da iniciativa. 

Apesar da parceria englobar os cerca de 130 mil estudantes mineiros matriculados ou já formados pelo Trilhas de Futuro em mais de 80 opções de cursos distribuídos em 133 municípios mineiros, o projeto é aberto a estudantes de todos os cursos profissionais oferecidos pelo Estado. 

O público alvo da iniciativa ainda abarca os quase 50 mil estudantes matriculados em cursos técnicos parciais disponibilizados dentro de 545 escolas estaduais, com 36 opções de cursos. Além de alunos de cursos na Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), que é referência no ensino profissionalizante, dentre outros cursos ofertados por meio da Formação Inicial e Continuada (FIC) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

Etapas 

A iniciativa “Um Milhão de Oportunidades para o Futuro – Minas Gerais” conjunta será concretizada por meio de apoio técnico, sem repasse de recursos, e com realização em duas fases. 

A primeira é o engajamento do setor privado e arranjos produtivos locais para a geração de oportunidades. Já a segunda, é a mobilização de adolescentes e jovens para acessarem as oportunidades na plataforma digital da iniciativa (1mio.com.br). 

O Unicef disponibilizará técnicos qualificados para contribuir com momentos formativos, documentos orientadores, momentos de articulação com as comunidades e setores produtivos, além de disponibilizar seus cursos e trilhas formativas. 

A parceria com o Unicef integra os esforços conjuntos entre as Secretarias de Estado de Educação (SEE), Desenvolvimento Social (Sedese) e Desenvolvimento Econômico (Sede), para alcançar as metas traçadas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). 

Desta forma, esse engajamento com o setor privado e arranjos produtivos locais colabora para que a educação tenha impactos positivos na esfera econômica e social, além de estar alinhado com o Plano Nacional de Educação e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100