A 13ª Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) chegou. O objetivo das Olimpíadas inclui o desenvolvimento da autonomia e curiosidade, o aprendizado de línguas, códigos e linguagens, bem como a experiência da diversidade cultural e linguística que existe no Brasil e no mundo. Em 2023, a competição terá o nome de Abya Yala, que na língua Kuna do Panamá significa "terra amadurecida" e refere-se ao continente americano.

A competição é realizada de modo gratuito, individual e virtual. Os participantes serão divididos em três categorias: mirim, que reúne os estudantes entre o 6º e 8º ano do ensino fundamental. Já os alunos do 9º ano e ensino médio estarão presentes na categoria regular. Professores e demais interessados podem se juntar à competição na categoria aberta. 

A prova da Fase 1 ocorrerá entre os dias 15 e 25 de setembro, dividida em 3 ciclos e as inscrições podem ser feitas até a data de encerramento da etapa. A segunda fase terá início no dia 21 de outubro, com os melhores colocados da categoria Regular podendo participar da Escola Linguística de Outono (ELO) entre os março e maio de 2024. Além disso, 5 das 60 vagas da Escola de Linguística de Outono, que corresponde à terceira fase da olimpíada, serão destinadas aos alunos das redes públicas estadual e municipal.

A inscrição é feita de modo gratuito e individual. Na atual edição, as escolas podem inscrever os seus alunos para aplicarem a prova da Fase 1 em formato presencial. Para isso, devem solicitar até o primeiro dia de setembro a realização presencial. A inscrição pela escola é feita através do preenchimento e envio de uma planilha disponível no regulamento. Para inscrições e mais informações, basta clicar aqui. 

A Olimpíada Brasileira de Linguística 

Fundamentada na pedagogia baseada em problemas, a Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) é um projeto educacional que acontece desde 2011 para estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Trata-se de um evento anual e gratuito que conta com o suporte acadêmico de universidades federais e associações brasileiras de linguística.

Com a experiência das edições anteriores, a olimpíada firmou-se como um fascinante instrumento de imersão multicultural, trazendo à luz diversos temas do mundo das línguas, da linguagem, dos códigos e da cognição humana. Em 2022, Reuniu mais de 10 mil estudantes de mais de 1200 escolas. 

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100