Com o objetivo de permitir um maior diálogo com os estudantes e que assuntos como projeto de vida e expectativas acadêmico-profissionais sejam abordados de forma mais dinâmica, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) promove a Semana das Juventudes com palestras, atividades e oficinas sobre o assunto.

A semana temática com programação especial segue até sexta-feira (18/8), como parte do Agosto das Juventudes 2023.

A premissa desta edição do Agosto das Juventudes é continuar conversando com os estudantes sobre os seus projetos de vida, principalmente, após o ensino médio, trazendo como um dos eixos de debate a temática sobre o acesso dos jovens ao ensino superior no Brasil, a formação técnico profissional e o empreendedorismo. A intenção é fomentar os debates sobre os projetos de vida e promover a conscientização sobre a importância da igualdade de oportunidades educacionais e o combate às desigualdades sociais e étnico-raciais.

A superintendente de Políticas Pedagógicas, Graziela Trindade, destaca que estão em foco três aspectos: projeto de vida em interlocução com as trajetórias do ensino técnico-profissional; projeto de vida em interlocução com a trajetória acadêmica; e o projeto de vida em diálogo com as trajetórias empreendedoras. “O nosso objetivo é fomentar nos estudantes essa iniciativa protagonista de pensar, de construir e de planejar o futuro a partir do conhecimento das muitas possibilidades que eles terão a partir da conclusão da educação básica”, completa Graziela.

Para a organização dessas ações, a SEE/MG enviou, para todas as escolas da rede estadual, um documento orientador com informações sobre a iniciativa e com diretrizes para a realização da Semana da Juventude. Estão sendo desenvolvidas oficinas, rodas de conversa, palestras, atividades interdisciplinares, exposições temáticas, produções audiovisuais e campanhas de conscientização a partir das temáticas de projeto de vida, empreendedorismo e acesso ao ensino superior.

Desde 2021, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais tem promovido o Agosto das Juventudes, celebrando o Dia do Estudante (11/8) e a Semana Estadual das Juventudes (de 12 a 18/8, de acordo com a Lei Estadual 22.413/2016).

Acesso ao ensino superior

A falta de orientação adequada, e de informações sobre as opções disponíveis, podem impedir que os jovens explorem o ensino superior, em especial, a universidade pública, como uma possibilidade viável. Dessa forma, muitos jovens enfrentam dificuldades para navegar pelo processo de inscrição, seleção de cursos e de bolsas de estudo disponíveis.

Para planejar, é necessário conhecer as opções disponíveis. Pensando nisso, a SEE/MG propôs que no documento orientador fossem abordadas as opções disponíveis de políticas públicas para a entrada dos estudantes na educação superior. Tais como o Programa Universidade para Todos (Prouni); o Programa de Financiamento Estudantil (Fies); o Sistema de Seleção Unificada (Sisu); e o Programa de Cotas das Universidades e Instituições de Ensino Técnico e Médio Federais, instituído pela Lei nº 12.711/12. O objetivo é promover a conscientização, a compreensão e o engajamento dos estudantes na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Social

Durante toda a semana, jovens mineiros poderão participar de eventos e discutir com gestores e sociedade civil medidas para o enfrentamento de situações de vulnerabilidade social entre a juventude. As ações, elaboradas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos (Subdh), abordam temas como participação social, saúde sexual e mental, dignidade menstrual, empregabilidade, empreendedorismo e acesso à cultura por meio de palestras, exposições, feira, oficinas e jogos que consideram as especificidades, diversidades e pluralidades dos jovens mineiros. Como resultado, a expectativa é a construção conjunta e execução de políticas públicas que sejam alinhadas às demandas das juventudes, baseadas em evidências efetivas, visando a transformação social.

“Construir políticas públicas de forma transversal é sinônimo de sucesso nas entregas. Juntos, órgãos governamentais, iniciativa privada e sociedade civil chegaremos mais longe. A Semana Estadual das Juventudes se propõe a estreitar laços com os jovens mineiros, apresentar ações e discutir temas voltados para este grupo, que exerce fundamental importância para o processo de mudança e evolução da sociedade como um todo”, ressalta a secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Social, Mariana de Oliveira Pimentel.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100