Já está disponível para a consulta pelas escolas estaduais o painel eletrônico com os indicadores da 2ª edição do Prêmio Escola Transformação e com os resultados da Avaliação Intermediária.

Os resultados são referentes às provas que foram finalizadas em junho. Também constará no painel, o resultado das avaliações diagnósticas realizadas no primeiro bimestre de 2023.

Para acessar é só clicar e realizar o login com e-mail institucional neste link. Caso a escola queira realizar a correção de algum dado, o prazo para recurso vai de hoje (10/8) a 18 de agosto.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) considera os dados positivos uma vez que houve uma manutenção das taxas de participação bastante elevadas já registradas na Avaliação Diagnóstica para o Ensino Regular.

As aplicações das provas da Avaliação Intermediária ocorreram para os estudantes matriculados nas turmas regulares do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo.

O objetivo da Avaliação Intermediária foi verificar se os objetivos de aprendizagem estabelecidos foram atingidos pelos estudantes, bem como permitir o levantamento de dados para que os professores possam realizar um trabalho de recuperação e fazer as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam. Possibilitando, assim, qualificar e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem individualmente, ao longo deste ano letivo.

Critério para o Prêmio Escola Transformação

A Avaliação Intermediária também fornece as informações de participação e desempenho dos estudantes, que vão embasar o cálculo do índice que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) usa para o Prêmio Escola Transformação. Neste prêmio, que terá nova etapa neste segundo semestre de 2023, as escolas são premiadas com recursos disponibilizados para aplicação em projetos pedagógicos.

Com início em 2021, o Prêmio Escola Transformação busca reconhecer as práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais. Neste ano, já foram distribuídos mais de 600 prêmios para quase 500 escolas, somando cerca de R$50 milhões destinados à implementação de projetos pedagógicos que beneficiem as comunidades escolares, em consonância com o Currículo Referência de Minas Gerais.