Com enfoque para a Educação Financeira e Projeto de Vida, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está disponibilizando, até o dia 18 de agosto, um questionário a ser respondido por professores e estudantes do ensino regular e  Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), sobre a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de Minas Gerais.

A pesquisa sobre Projeto de Vida é direcionada a todos os professores e estudantes do ensino regular e EMTI. Já a pesquisa sobre a Educação Financeira é voltada para 500 escolas. A listagem destas escolas está disponível no manual aplicador, que pode ser acessada neste link. A consulta é constituída por quatro questionários distintos, sendo 2 questionários sobre Projeto de Vida (estudantes e professores) e 2 sobre Educação Financeira (estudantes e professores).

O questionário será online e, tanto estudantes quanto professores, terão “formas de acesso”, de modo a autenticar o acesso e a resposta de cada um. No manual informado acima há, também, um passo-a-passo de como acessar e preencher o questionário. Responder ao questionário não é obrigatório, mas, neste caso, é de suma importância a participação de todos, tendo em vista a importância da ferramenta. O questionário visa o maior número de adesão possível dos estudantes e professores, para obter o máximo de informações possível sobre os temas. 

O questionário será online e permite formas de validar o acesso de estudantes e professores. No manual informado acima há, também, um passo-a-passo de como acessar e preencher o questionário. Respondê-lo não é obrigatório, mas, neste caso, é de suma importância a participação de todos, tendo em vista a relevância da ferramenta para a escuta da rede. O questionário visa a maior adesão possível de estudantes e professores, para obter o máximo de informações sobre os temas. Acesse o questionário neste link e, após acessá-lo, clique em “Minas Gerais” para ser direcionado.

Os componentes curriculares

As especializações em Educação Financeira e Projeto de Vida são mais um fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Instituto  Ânima, com foco no incremento da formação docente da rede. Ambas especializações serão totalmente gratuitas para os professores da rede estadual de ensino e estão organizadas em 3 módulos de 120 horas mais um trabalho final.

Segundo a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Santos Trindade, ao trabalhar a educação financeira como eletiva ou mesmo de forma transversal e em conjunto com outros componentes curriculares, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar um projeto pedagógico inovador e discutir sobre um tema contemporâneo capaz de promover mudanças na condição de vida. , por meio de uma aprendizagem significativa, que contribui para a realização de seus sonhos e projetos de vida”. 

“O componente visa promover o diálogo franco, sem julgamentos, respeitoso e reflexivo sobre os sonhos e desejos de cada estudante, favorecendo planejamento de vida, projeção de uma visão afirmativa do futuro e estimulando o estudante a trilhar os caminhos que devemos percorrer para alcançar um fim”, reforça a Superintendente.

O Projeto de Vida, Competência Geral da Educação Básica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é ofertado como componente curricular nas escolas em tempo integral desde 2019 e, a partir de 2022, passou a ser parte do currículo de todas as turmas do ensino médio. É um componente de oferta anual e obrigatório nos 3 anos do ensino médio. 

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100