A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) reuniu os Superintendentes Regionais de Ensino (SREs), para o segundo Encontro Gerencial de 2023.

O evento teve o objetivo de permitir um alinhamento presencial entre os setores do Órgão Central e os superintendentes regionais, apresentar os principais resultados do primeiro semestre de 2023 e as expectativas para os próximos meses.

Os superintendentes tiveram a oportunidade de ouvir, diretamente das áreas, os resultados e sucessos dos primeiros seis meses do ano, assim como as perspectivas e metas para o segundo semestre. Foram alinhadas questões como prazos, divulgação de programas, demandas organizacionais, análise de dados e informações para tomada de decisões e necessidades das escolas.

Diálogo como forma de aperfeiçoar processos

A importância da comunicação chegar na ponta foi bastante abordada pelas lideranças do Órgão Central, que frisaram que os superintendentes devem sempre informar aos diretores sobre os programas, projetos e materiais desenvolvidos pela SEE/MG e orientar que eles repassem as informações aos professores, mantendo, assim, um ciclo de diálogo.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, conversou com os superintendentes, abrindo espaço para que fizessem perguntas e apontamentos sobre as realidades que vivenciam. Igor incentivou o trabalho dos SREs, elogiou os esforços de cada um e focou na necessidade de melhorias na gestão para que desafios, como o de gerenciamento das instituições de ensino e os de comunicação com a ponta, sejam superados. “Estamos trabalhando na Educação e pela educação. As orientações têm que ser bem dadas. A informação vai chegar na ponta, e vai chegar de forma clara e transparente”, pontuou o secretário.

Já a secretária adjunta, Geniana Faria, citou os materiais e os recursos que a SEE/MG tem disponibilizado para que as escolas trabalhem estratégias pedagógicas para melhorar a absorção dos conteúdos pelos estudantes. Ela abordou iniciativas de incentivo e de aplicação desses materiais, além da necessidade de detalhar os materiais e incentivar que essas ferramentas sejam usadas na ponta.

Escutar, alinhar e colher os resultados

Os superintendentes elogiaram a gestão atual, apontando os pontos que têm dado certo, e compartilhando os problemas locais que enfrentam no dia a dia. Foram abordados pontos necessários para a ampliação do EMTI, e debatidos, junto com os superintendentes, os desafios pontuais de instituições de cada região.

Também foram abordados assuntos como a valorização e o aperfeiçoamento dos servidores escolares, Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), Reforço Escolar, novo Diário Escolar Digital (DED), matrículas, ano letivo, processos escolares, pontos prioritários, balanço do Projeto Mãos Dadas e implementação de sistemas que irão trazer celeridade e mitigar problemas gerenciais.

Alinhamentos periódicos

Além dos encontros gerenciais, a Subsecretaria de Articulação Educacional realiza periodicamente reuniões com os SREs, de maneira virtual, em razão da grande extensão territorial de Minas Gerais. Presencialmente, esse é o segundo encontro gerencial do ano, um importante momento para aproximar as áreas centrais dos servidores que atuam na ponta e lidam diretamente com as escolas. O primeiro aconteceu nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, como parte do evento Café com Prosa.

Fotos: SEE-MG / Divulgação