O que muda na escrita em um mundo inteiramente conectado? Como ajudar nossos alunos a desenvolver competências de escrita e leitura que os preparem para esse novo mundo? E de que forma aproveitar as habilidades de comunicação de que os aprendizes já dispõem para torná-los escritores e criadores para a vida? Como a cultura digital pode contribuir com essa missão?
Neste curso, serão introduzidas algumas ferramentas tecnológicas capazes de potencializar o processo da produção textual, ainda mais relevantes no contexto atual, em que vivenciamos a ascensão do uso da inteligência artificial para elaborar conteúdos adaptados às diferentes demandas dos usuários.
Você poderá experimentar com os estudantes recursos como avatares, nuvens de palavras e sistemas de criação de páginas, fazendo destas possibilidades o ponto de partida ou de chegada de uma escrita criativa.
Como esse curso inova
Inova ao trazer inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, propondo abordagens do estudo da língua que destacam a autoria, a criatividade e a comunicação.
Conheça as principais características deste curso:
- Carga Horária:
20 horas - Áreas do Conhecimento:
Linguagens Transversal/ Projetos interdisciplinares - Modalidade:
Mediado - Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento; Comunicação; Argumentação; Cultura Digital; Repertório cultural - Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais); Ensino fundamental (anos iniciais) - Autoria:
Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo - Certificação:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
- encoraje a produção textual orientada pelos objetivos de criação e interação por parte dos aprendizes;
- possa auxiliar os estudantes no desenvolvimento de competências de escrita e leitura adequadas a diferentes situações comunicacionais, inclusas aquelas características da cultura digital;
- conheça e aplique recursos e estratégias para produzir textos mediados por tecnologias digitais, como avatares e nuvens de palavras.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- desenvolva competências de escrita e leitura adequadas a situações comunicacionais típicas da cultura digital;
- passe a escrever com o objetivo primordial de criação e comunicação;
- conheça e aplique recursos e estratégias para produzir textos mediados por tecnologias digitais, como avatares e nuvens de palavras;
- conheça e faça uso de canais de interação e compartilhamento de conteúdos na Internet.
UNIDADES
Unidade 1: Produção textual na cultura digital
Na unidade, são discutidas as características e possibilidades da escrita mediada pelas tecnologias digitais para a aprendizagem e o desenvolvimento de competências linguísticas dos alunos. São experimentados, entre outros recursos, espaços de escrita colaborativa e ferramentas para a construção de canais de interação e compartilhamento de conteúdos na internet. Também são examinados hábitos que a escrita e a leitura na cultura digital inauguram, bem como formas de explorá-los com nossos aprendizes.
Unidade 2: Nuvem de palavras
Na unidade 2, a produção textual é vivenciada a partir de nuvens de palavras. São compartilhadas ações, inspirações e aprendizagens com base na utilização desse recurso tecnológico.
Unidade 3: Avatares animados
Na unidade 3, são analisadas possibilidades de apoio ao desenvolvimento da produção textual a partir da criação de avatares animados, sobretudo com locução realizada a partir da digitação. Também são compartilhadas referências de construtores de personagens animados para aplicação em ambientes digitais.
ALINHAMENTO À BNCC
Ao tratar de ferramentas para a construção de canais de interação e compartilhamento, espaços de produção textual colaborativa e hábitos de escrita inaugurados pela cultura digital, a formação contribui com a mobilização de diferentes competências previstas pela BNCC para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Arte no Ensino Fundamental. A apropriação da linguagem escrita com a finalidade de interação, viabilizando a participação na cultura letrada e a construção de conhecimentos, talvez seja a maior delas. A utilização do código em diferentes campos e mídias, inclusos os meios digitais, com fluência e autonomia, é outro aspecto relevante. As múltiplas alternativas de troca e compartilhamento – de ideias, sentimentos e experiências – ampliam as próprias possibilidades de desenvolvimento da língua, assim como da autonomia, que se relaciona diretamente com o posicionamento ético e a postura crítica. Fortalecem, portanto, o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, de autoria e de reflexão sobre o mundo. De maneira semelhante, o componente de Arte abrange e encoraja o desenvolvimento da compreensão sobre práticas integradas de linguagem, mediadas também pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Em projetos que convidam à autoria e à manifestação pessoal e coletiva, como aqueles abordados ao longo do curso, arte e linguagens de outros campos conectam-se e se enriquecem mutuamente. São propostas que permitem experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação.
No Ensino Médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 490), as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão do funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais e de mobilização desses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias e à competência de utilização de diferentes linguagens para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária. Incentivam a apreciação estética de produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, assim como a mobilização de conhecimentos sobre linguagens artísticas para significar e (re)construir produções, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Avatar e nuvem de palavras
Opção 1: construção e compartilhamento de um avatar que responda às questões propostas, concernentes aos impactos das tecnologias digitais sobre o desenvolvimento da escrita.
Opção 2: elaboração de um texto que responda às questões previamente apresentadas, confecção de uma nuvem de palavras com base na produção e compartilhamento dos resultados - texto original e nuvem gerada a partir dele.
Mais informações clique AQUI