Os professores da rede estadual de ensino já estão recebendo os chromebooks que serão utilizados como ferramenta para o trabalho em sala de aula. 

Ao todo, 65 mil chromebooks serão destinados aos professores e especialistas da educação que atuam no ensino médio, além de um equipamento para cada Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEs) das 47 Superintendências Regionais de Ensino do estado. Devido ao grande quantitativo, as entregas ocorrerão de forma gradativa para toda a Rede ao longo do mês de julho e agosto.

O professor de Geografia da E.E. Professora Maria Muzzi Guastaferro, César Carlos da Cruz, é um dos que receberam o equipamento nesta quinta-feira (6/7) e está empolgado. “Sou um professor que gosta de usar datashow e outras tecnologias sempre tentando agregar às aulas. O computador é muito positivo no sentido de falar a linguagem dos estudantes, que são altamente conectados. E isso vai atraí-los, motivá-los em sala de aula”, ressalta César, que poderá usar o equipamento em projetos e no planejamento das aulas. “Vai facilitar muito porque terei minha área de trabalho pessoal com todos os meus conteúdos disponíveis a qualquer momento”.

Segundo a diretora da escola, Elzeline Santiago Viana, além dos chromebooks serem usados para dar agilidade e precisão nos dados usados pelos docentes, eles também darão um novo ar para as aulas tradicionais. “Todos os recursos tecnológicos que os professores tiverem acesso irão auxiliar, dar um apoio melhor para nossos alunos que já estão na era tecnológica. É a mesma linguagem e eles se sentirão em uma escola mais moderna. Para o professor é uma motivação para estimular o aluno a aprender cada vez mais”, pontua a diretora.

Investimento

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem investido na ampliação da educação por meio da tecnologia. Em parceria com o Google, os equipamentos estão sendo cedidos aos profissionais com acesso liberado a serviços on-line de todas as ferramentas do Google Workspace for Education.

A SEE/MG adquiriu 65.485 Chromebooks com investimento total de R$ 123 milhões, em recursos dos governos federal e estadual. Os recursos federais foram viabilizados pela Lei da Conectividade, que dispõe sobre a assistência da União para garantir acesso à internet, com fins educacionais. Os equipamentos são de propriedade do Estado e serão cedidos para uso profissional aos servidores.

O que são chromebooks

Os Chromebooks são um novo tipo de computador que executam o ChromeOS, um sistema operacional que tem armazenamento em nuvem, com acesso às ferramentas do Google Workspace for Education, como o Docs, o Sheets e o Meet.

Os aparelhos estarão configurados com um sistema de acesso único a cada professor, por meio do seu e-mail corporativo, que são contas personalizadas em que cada professor terá o seu próprio ambiente no equipamento, inclusive com capacidade de acesso e utilização das plataformas educacionais.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100