A partir do próximo ano, toda a rede estadual de Educação passará a contar com um sistema de Diário Escolar Digital (DED) mais funcional, prático e eficiente.

O aprimoramento da plataforma vem sendo uma das prioridades da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), que está contando com o auxílio dos professores para desenvolver as melhorias.

A nova interface está sendo melhorada para atender, principalmente, as funcionalidades da rotina dos professores. O objetivo é otimizar o tempo, diminuindo o número de cliques necessários para efetuar as tarefas como, por exemplo, o preenchimento dos diários e notas de avaliações, e tornar a interface mais intuitiva aos usuários. Um grupo de professores tem realizado os testes junto à Assessoria de Inovação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

“O diálogo com os professores é fundamental para entender o que precisamos. Escutar o usuário para saber se ele é funcional é essencial. O sistema que utilizamos atualmente é burocrático e perdemos muito tempo no preenchimento dos dados. Com o novo DED, poderemos nos dedicar mais às aulas e precisamos disso, otimizar a parte do preenchimento dos dados”, afirma o professor Danilo Martins Teixeira, que faz parte da equipe de testes. Ele é professor de Biologia, Física, Química e Matemática da Escola Estadual Imaculada Conceição e da Escola Estadual Magno Claret, ambas de Pedro Leopoldo.

O DED é um ambiente no qual são registrados os conteúdos ministrados pelos professores, a frequência dos estudantes, as atividades avaliativas e as oportunidades de aprendizagem em conformidade com o Regimento Escolar e normas vigentes da SEE/MG. O sistema é utilizado por professores e especialistas da Educação.

Melhorias

As mudanças preveem melhorias nas três principais funcionalidades: chamadas, planejamento de aulas e nas avaliações (cadastrar e lançar as notas). Uma das principais demandas dos servidores é a morosidade para concluir uma ação. Atualmente, para achar uma turma e conseguir lançar a chamada no sistema, o professor precisa de nove cliques. Com a mudança, serão necessários apenas dois cliques para a tarefa.

O novo DED vai trazer a listagem das turmas do ano corrente do professor na escola e ele irá conseguir selecionar a sua turma vigente com apenas um clique. Essa é uma das principais funcionalidades que estão sendo testadas no momento.

Professor de Física há 24 anos na rede estadual mineira, Grayson Fabrício Moreira Vieira, que leciona na Escola Estadual Maria Carolina Campos, de Belo Horizonte, também está participando dos testes e demonstra entusiasmo. “Devido o tempo que demanda o preenchimento no sistema, há sempre relatos de atrasos no cumprimento dos prazos e isso é bem recorrente. Claro que ainda são necessários alguns ajustes, mas o processo está muito mais rápido. Tenho 13 turmas e no fechamento do último bimestre gastei mais de duas semanas para conseguir inserir todos os dados. Agora ficou muito mais ágil”, conta Grayson.

Outros professores serão convidados a participar de novas etapas de testes de funções como relatórios e fechamento de bimestres. Após as rodadas práticas, haverá um momento de escuta desses profissionais.

DED é base de dados

O DED é a ferramenta que possibilita o acompanhamento da frequência e nota dos estudantes e que orienta as ações pedagógicas e de continuidade de estudos, já que é por meio dele que são identificadas situações de infrequência, abandono e evasão escolar e perdas de aprendizagem.

Lançado em 2017 pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, o Diário Escolar Digital, chamado popularmente de DED, é um sistema desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE).

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100