Representando a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o secretário de Educação, Igor de Alvarenga; e a secretária adjunta de Educação, Geniana Guimarães, participaram de um dos maiores eventos de tecnologia educacional do mundo, o International Society for Technology in Education – ISTE Live 2023. A conferência foi realizada na cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos (EUA).

O evento, exclusivo a gestores educacionais, ocorreu de 25 a 28 de junho e trouxe aos participantes as inovações e principais tendências para a rede de ensino.

A ISTE possui algumas frentes de atuação: aprendizagem profissional; Comunidade; Programa de Membros; Publicações e Eventos. Sempre com eixos de cidadania digital, steam, recursos educacionais abertos, inteligência artificial na educação, formação de professores, pensamento computacional, ensino superior, aprendizagem online e Advocacy.

Além do evento, os representantes da SEE/MG foram recebidos no escritório do Google em Nova York, onde puderam conferir as novidades para a Educação, bem como prospectar novos parceiros. A visita teve o objetivo de dar o pontapé inicial para a criação de uma ferramenta educacional que será desenvolvida para Minas Gerais, voltada a professores e estudantes.

“Nossa missão aqui foi muito produtiva. Estamos fechando parceria com o Google e trazendo nossas experiências para o desenvolvimento de ferramentas educacionais inéditas que serão disponibilizadas em breve para Minas Gerais. A rede estadual de ensino mineira será pioneira no uso dessa tecnologia no Brasil. Precisamos ser agentes de mudança na educação, educadores e gestores que se reinventam, usando a tecnologia para ajudar os alunos a impulsionar o seu próprio aprendizado”, explicou Igor de Alvarenga.

“Neste momento estamos envidando esforços para ampliarmos as funcionalidades dos Chromebooks que estão sendo distribuídos aos professores da nossa rede. A ferramenta irá integrar os equipamentos, propiciando maior apoio pedagógico aos professores”, salientou o secretário.

De acordo com a secretária adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães, a nova ferramenta que está sendo construída com o Google poderá contribuir de forma importante para a aprendizagem em toda a rede estadual. “Poderemos ter um avanço muito grande no processo de aprendizagem contínuo dos estudantes mediante a aferição de seu desempenho durante todo o ano letivo”, disse.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100