A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Instituto Ânima, promove um evento com professores de 26 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) que lecionam sobre Educação Financeira em escolas estaduais e estão inscritos no Curso de Especialização, oferecido pelas instituições.

A chamada “Virada Docente” aconteceu nesta terça-feira (6/6), durante todo o dia, no Campus UniBH – Buritis, em Belo Horizonte.

Este é um importante momento de diálogo e alinhamento que antecede o início da formação. O objetivo é abrir espaço para que os profissionais debatam os desafios do processo de ensino e aprendizagem  do componente curricular optativo, parte do currículo do Novo Ensino Médio, e falem sobre os principais desafios enfrentados na ponta. Os professores participantes atuarão como replicadores, nas respectivas SREs, dos conteúdos apresentados e debatidos.

Na oportunidade, os professores foram incentivados a falar sobre a realidade que enfrentam no dia a dia escolar para que as dificuldades sejam mapeadas e estratégias de resolução sejam desenhadas. O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, participou da aula inaugural e reforçou a importância desse diálogo para que o órgão central  conheça os pontos que precisam ser aperfeiçoados. “Digam os anseios e os medos de vocês, a equipe está aqui para ajudar. Se vocês não falarem, fica difícil tomarmos decisões”, disse o secretário.

Nesse primeiro momento, a SEE e Ânima estão escutando as demandas dos professores para ajustar os conteúdos do curso que farão parte dos componentes curriculares optativos da especialização docente, que estão sendo construídos de acordo com o perfil e as necessidades da rede.

As professoras Jeanne Duarte Lage, da Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira, em Belo Horizonte, e Lucimeire de Souza Boroni Mayrink, da Escola Estadual Coronel Antoninho, em Piedade de Ponte Nova, destacam a importância dessa especialização nanocertificada / pós-graduação para que os docentes tenham bagagem e conheçam estratégias que os auxiliem na atuação em sala de aula.

Jeanne aponta que esse curso vai ajudá-la a passar para os alunos conhecimentos que os façam crescer como estudante e como pessoa responsável pela própria vida financeira. Rosimeire completa afirmando que os professores se preocupam com os cidadãos que estão ajudando a formar e que esse tipo de especialização é necessária para que os os profissionais de Educação Financeira possam capacitar os alunos para que eles consigam ter uma vida financeira estável.

Educação Financeira

A Educação Financeira faz parte do catálogo de eletivas desde 2022, sendo um dos componentes mais escolhidos pelos alunos do Novo Ensino Médio das escolas estaduais mineiras. Em 2023, a oferta dessa eletiva foi ampliada, abrangendo os estudantes do 2° ano do Novo Ensino Médio, que em Minas Gerais está ocorrendo de forma gradativa. No total, são mais de 5 mil turmas que já contam com essa eletiva e com os professores atuantes para tratar dessa temática. A perspectiva é que o componente curricular continue sendo ofertado nos próximos anos.

A ementa da eletiva contempla o entendimento da Educação Financeira como um processo de compreensão de conceitos financeiros, estudo de como o planejamento, o orçamento, o trabalho e a renda contribuem para o equilíbrio da vida financeira; discussão de como o consumo consciente e a poupança são relacionados à prática financeira responsável. O componente curricular estimula o protagonismo do jovem na tomada de decisão sobre sua vida financeira de forma autônoma, contribui para o exercício da cidadania e aborda as variáveis financeiras e seus impactos no cotidiano da vida das pessoas.

Com o objetivo de capacitar e ampliar o repertório de conhecimento dos professores da eletiva de Educação Financeira, como parte do currículo do Novo Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Instituto Ânima, está ofertando, gratuitamente, um formação para o aprimoramento dos professores da rede estadual de ensino. A capacitação é voltada a professores do ensino médio da rede estadual, com foco na ampliação do repertório de conhecimento e no aprimoramento dos docentes. Um diferencial dessa formação é que algumas unidades curriculares serão construídas com base na realidade e necessidade dos profissionais da rede estadual, de forma a sanar possíveis deficiências de conteúdo.

Durante a formação os professores também terão acesso às ferramentas que poderão ser utilizadas para que o trabalho em sala de aula seja construído de forma a conectar a

teoria e a prática, que faça sentido para os estudantes, e que reforce continuamente a sala de aula como um espaço de aprendizagens e interações humanas.