A 18ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) segue com inscrições abertas até o próximo dia 30, após dois anos sem edições devido à pandemia das Covid-19.

O programa proporciona aos estudantes do ensino médio a reflexão sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo, vivenciando o trabalho dos Deputados Federais, desenvolvendo habilidades e aprimoramento sobre a participação política e o exercício de uma cidadania ativa.

Neste ano o programa terá um novo formato para promover uma experiência mais representativa, democrática e coletiva. O tema desta edição é “A educação que queremos”. Alunos regularmente matriculados no ensino médio, ensino técnico da modalidade integrada ao ensino médio e do Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem se inscrever no programa, desde que tenham entre 16 e 22 anos e que não tenham participado como Deputado Jovem de edições anteriores do PJB. Diferente das outras edições, o estudante que deseja se inscrever não precisa mais criar um projeto de lei, bastando apenas cumprir os pré-requisitos acima.

Esta edição será dividida em três etapas: local, estadual e nacional. A primeira etapa (local) terá início no dia 24 de julho e se estenderá até o dia 10 de setembro, com atividades realizadas à distância nas próprias cidades dos alunos inscritos. São 1.080 vagas disponibilizadas, sendo 40 vagas para cada unidade da federação.

A segunda etapa (estadual) também terá atividades à distância, entre os dias 11 de setembro e 10 de novembro. Serão 108 estudantes selecionados, sendo quatro vagas por estado e para o Distrito Federal com a seleção do deputado jovem que irá representar os demais na Câmara dos Deputados.

A terceira e última etapa (nacional) será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, entre os dias 5 a 7 de dezembro, sendo 27 vagas, uma para cada unidade da federação.

Para mais informações, acesse o link sobre o regulamento e as inscrições do programa.