Aconteceu no mês de março, o primeiro encontro da Rede Estratégia do Governo de Minas, com participação das equipes das Assessorias Estratégicas (Aest) de todos os órgãos do Estado.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag/MG) cria uma rede de colaboração entre as equipes das Assessorias Estratégicas dos órgãos públicos estaduais para troca de experiências bem sucedidas. A proposta é que o encontro aconteça mensalmente e reúna, além da troca de boas práticas, formações voltadas para as equipes das Assessorias.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) foi convidada para ser o primeiro órgão do Estado a compartilhar as boas práticas, contando sobre o processo de elaboração do Mapa Estratégico da pasta. A assessora-chefe da Assessoria Estratégica da SEE/MG, Clara Costa, falou um pouco sobre a experiência de apresentar sobre a elaboração do Mapa Estratégico, além de ser a palestrante representando a Educação, abrindo o encontro da Rede Estratégica. 

“Ter recebido esse convite da Seplag foi um reconhecimento do trabalho realizado pela Secretaria de Educação. O Encontro foi muito importante, um momento de troca, mesmo com todas as especificidades da educação, para inspirar um pouco os outros órgãos e compartilhar soluções. Todos temos desafios parecidos, em relação ao planejamento e a implementação dos projetos”, comenta Clara. 

A Assessoria Estratégica, a partir de reuniões realizadas com as subsecretarias e momentos de escuta com as SREs durante reuniões gerenciais, elaborou uma estrutura inicial e o texto foi discutido internamente antes de ser publicado. Após a publicação, ocorreram momentos de escuta e troca com as equipes do nível central e SREs. A ferramenta, construída entre o final de 2022 e início de 2023, considerou o balanço das ações realizadas nos últimos anos e os principais desafios ainda a serem enfrentados. 

Mapa Estratégico 

O principal objetivo do Mapa Estratégico é resgatar os propósitos a serem alcançados, mostrar claramente a integração entre os projetos prioritários e, assim, garantir que toda a rede esteja alinhada com o órgão central, as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e as escolas da rede estadual. O novo Mapa Estratégico da SEE/MG, que pode ser acessado neste link, também está servindo de guia para as escolas na revisão e elaboração de seus planos de ação.

As Assessorias Estratégicas são responsáveis pelo planejamento estratégico dos órgãos, pelo acompanhamento e monitoramento dos projetos prioritários da pasta, pela construção de ferramentas para a melhoria da gestão do órgão e articulação entre as equipes.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100