Em continuidade às ações de formação de servidores das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou a Formação de Rotinas Pedagógicas.
A capacitação ocorreu em quatro dias – 13 e 14 de março, 20 e 21 de março – e foi destinada aos Especialistas da Educação Básica Coordenadores Gerais (EEBCG) do EMTI que atuam nas 721 escolas do Estado que oferecem essa modalidade.
O objetivo da formação foi alinhar com esses profissionais, os conceitos, princípios e instrumentos do modelo pedagógico utilizado nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Ao todo foram formados cerca de 760 pessoas entre Especialistas de Educação Básica, Coordenadores Gerais do EMTI, Servidores responsáveis pelo EMTI das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e diretores escolares.
A coordenadora do EMTI da SEE/MG, Claudia Maria da Silva Lobo, pontuou que esse tipo de encontro é uma grande oportunidade de alinhamento entre órgão central e servidores. “A formação em Rotinas Pedagógicas tratou de um relevante momento de formação continuada para os especialistas que assumiram as escolas de EMTI como coordenadores gerais. Na oportunidade, alinhamos com estes servidores seus papéis e atribuições no processo de implantação e consolidação das ações e práticas educativas do modelo EMTI”, afirmou.
Cláudia Lobo explica que a formação é uma forma de garantir o cumprimento dos três eixos formativos propostos pelo programa, que são a formação acadêmica de excelência, a formação continuada e o desenvolvimento de habilidades para o século XXI. “O encontro ratificou a importância do papel do Especialista Coordenador Geral como guardião do modelo pedagógico nas escolas da rede”, disse.
Durante os dias de formações, a equipe escolar, EEBCG, analistas e funcionários das SREs e escolas, tiveram a oportunidade de alinhamento do Modelo Pedagógico e de Gestão das escolas EMTI com a equipe de Implantação.
Foram abordados temas como a liderança pedagógica, as rotinas e os desafios do especialista e da gestão, liderança servidora, a macroestrutura das escolas EMTI, os planos e ações na escola, papéis e atribuições dos especialistas e dos professores coordenadores das áreas (PCA). Além das reuniões de fluxo, monitoramento do currículo, nivelamento, PDCA (ciclo de melhoria contínua que prevê, planejamento, execução, monitoramento e replanejamento) e conselho de classe, acompanhamento do planejamento das aulas.