A capacitação do Programa Jovem de Futuro, realizada nesta semana, pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com o Instituto Unibanco, encerrou nesta quinta-feira (16/2).
O encontro, que reuniu nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, em Belo Horizonte, Superintendentes Regionais de Ensino de 35 regionais, diretorias educacionais, coordenadores de inspeção escolar e analistas educacionais, teve como objetivo discutir ferramentas e estratégias de planejamento que possam potencializar os resultados educacionais da rede, por meio da criação de um plano de ação escolar, a ser elaborado por cada SRE, com eixos que serão trabalhados pelas unidades escolares de ensino.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, destacou que o evento foi uma grande oportunidade para alinhamento das ações entre o Órgão Central e as Superintendências Regionais de Ensino. “Esse momento foi fundamental para que cada participante entendesse seu papel na persecução dos objetivos estratégicos da Secretaria e também na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Os profissionais são formados para utilizar as ferramentas da melhor forma possível e para orientar os profissionais que estão nas escolas, nessa produção e na execução das atividades. Assim, garantimos um alinhamento e fluxo de comunicação objetivo que atenda às necessidades da rede, e de cada estudante. Esperamos que estes profissionais troquem as experiências exitosas de entre as regionais e que elas possam servir de base para elaboração do plano de ação de 2023”, avaliou a Subsecretária.
Além da parte teórica apresentada, foi ministrada na quarta-feira (15/2) e nesta quinta-feira (16/2), uma oficina de planejamento, onde os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática as orientações recebidas e trocar experiências e conhecimentos adquiridos nos três dias de evento. A oficina foi acompanhada por equipes do Órgão Central que apoiaram a ação para esclarecimento de dúvidas.
A superintendente Regional de Ensino de Uberlândia, Onilia de Oliveira Borges, falou sobre a importância dessa troca de experiências. “Foi um encontro muito produtivo, que nos permitiu alinhar o entendimento das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) relativo ao mapa de ação publicado pela Secretaria de Educação, além de estabelecer uma sinergia com o Programa Jovem de Futuro”, destacou a Superintendente.
Já o diretor de Educação da SRE de Uberlândia, Marcel Martins, disse que o encontro permitiu aprofundar os conhecimentos e prepará-los para superarem os desafios vivenciados com a comunidade escolar. “Considero que o encontro ampliou nosso entendimento sobre o que precisamos aperfeiçoar, seguindo um direcionamento estratégico, a fim de criarmos ações efetivas que fortaleçam nosso trabalho para a tomada de decisões”, concluiu.
Jovem de Futuro
O programa Jovem de Futuro foi implementado na rede estadual de ensino de Minas Gerais em 2019 e hoje já atua em 1.343 unidades de ensino de 35 SREs. A iniciativa tem como objetivo orientar os esforços e o foco da gestão escolar e educacional para a geração de resultados, fomentando a visão sistêmica, a integração, a elevação dos padrões de desempenho e rendimento escolar, a redução das desigualdades intra e interescolares e a mitigação dos efeitos da pandemia da COVID-19.