Os psicólogos e assistentes sociais que atuam em conjunto nas escolas da rede pública estadual em todo estado  apresentaram as experiências e ações desenvolvidas ao longo de 2022, durante o encontro dos Núcleos de Acolhimento Educacional (NAE) das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE), que aconteceu entre os dias 16 e 20 deste mês, de forma virtual.

Entre as iniciativas destacadas pelos grupos foram apresentadas palestras que abordaram temas como prevenção e autocuidado na adolescência, sexualidade; relações interpessoais e empoderamento, além de oficinas sobre bullying. O objetivo dessas ações é sensibilizar os estudantes e a comunidade escolar a fim de criar um ambiente saudável para todos;  promoção da educação socioemocional com roda de conversa, abordando a importância da autoestima;  o sentido da escola pós-pandemia; regras de boa convivência; entre outras.

Roda de conversa de conscientização sobre Bullyng, Direito e Deveres com os alunos da Escola Estadual Eliazar José Rodrigues  - SRE/Januária
 

A assistente social, Valderina Marques da Cruz Pereira, do NAE de São João das Missões, da SRE/Januária, contou um pouco sobre sua experiência e o que apresentou no evento on-line da SEE/MG na última semana. 

"Além de escolas não tradicionais, o grande diferencial é que atendemos escolas dos povos indígenas Xakriabá e nosso trabalho foi adaptado à realidade desta etnia, respeitando as tradições, legislações, a cultura, etc. Fizemos rodas de conversas abordando aspectos importantes sobre o combate ao bullying, Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres, violência escolar, importância da participação da comunidade no processo de ensino/aprendizado do aluno. Apresentamos este trabalho no encontro virtual que considero muito positivo para o fortalecer nossas ações“, explicou a assistente social. 

A psicóloga Elisa Júnia Jorge, que também compartilhou sua experiência no evento, explicou o trabalho desenvolvido em conjunto pela equipe do NAE da SRE/Janaúba, pontuando as atividades que foram positivas para a melhoria do aprendizado e das relações humanas como um todo.

“Ponderamos no encontro alguns pontos fortes nas ações que realizamos, como melhoria do vínculo afetivo dentro do ambiente escolar, o  respeito, a empatia, o autocuidado, além da preparação dos jovens para o futuro. Nós conseguimos mudar comportamentos inadequados, reduzir a evasão escolar, ter mais participação da família e ainda  melhorar a relação entre professor e aluno”, destacou a psicóloga.  

 

A diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Patrícia Aragão, fez um balanço do encontro. “O encontro foi um momento primordial para a troca de experiências entre os profissionais, fundamental para avaliarmos as políticas implementadas e seus  resultados que contribuem para fortalecer os núcleos, mostrando a importância dos profissionais psicólogos e assistentes sociais na rede”,  ressaltou Patrícia. 

A SEE-MG passou a contar, desde o ano passado, com 460 psicólogos e assistentes sociais que atuam em dupla, sendo um psicólogo e um assistente social. Em conformidade com a Resolução SEE 4.701, foram criados 230 Núcleos, priorizando os municípios cujas escolas e Superintendência Regional de Ensino (SRE) tenham mais registros de situações de violação de direitos dos estudantes. 

Equipe do NAE da SRE/Janaúba promove encontro com alunos
 

Os NAES atuam na perspectiva do trabalho coletivo, dentro das escolas e nas Superintendências Regionais de Ensino, bem como em articulação com outras políticas intersetoriais. É um trabalho importante para a promoção dos processos de ensino-aprendizagem, com foco no desenvolvimento pleno dos estudantes,  numa perspectiva inclusiva.

 

Atribuições

O trabalho desenvolvido pela equipe tem o objetivo atender às demandas coletivas, subsidiando às escolas de forma a coletivizar as demandas sociais e psicológicas nos processos de ensino-aprendizagem. Compete aos NAES: 

  • Realizar ações de colaboração para os processos de Ensino-Aprendizagem, prevenção e minimização de problemas educacionais e mediação de conflitos;

  • Atuar tendo como referência uma Escola Polo e numa lógica de organização coletiva.

  • Identificar as demandas Psicossociais do ambiente Escolar;

  • Apoiar no desenvolvimento dos processos de Ensino-Aprendizagem;

  • Promover estratégias de participação junto à Comunidade Escolar;

  • Proporcionar ferramentas de prevenção e minimização dos problemas educacionais (evasão escolar, violação de direitos humanos);

  • Defender práticas que promovam as diversidades e as peculiaridades de Minas;

  • Colocar em prática ações de resolução de Conflitos;

  • Participar das reuniões das Escolas do Núcleo;

  • Participar da Elaboração e Execução do PPP;

  • Favorecer as ações do PSE;

  • Relatar as atividades realizadas.

 

 

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