Foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do governo federal, o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022.

O exame que  avaliou jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada foi aplicado no dia 28 de agosto, deste ano, tanto para o ensino fundamental, quanto para o médio. A  listagem das unidades escolares da rede estadual que podem emitir os certificados aos aprovados está disponível aqui

De acordo com a Superintendência de Avaliação Educacional da SEE-MG, as unidades da rede estadual de ensino, credenciadas, devem emitir os Certificados de Conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio para os participantes do ENCCEJA, através do Sistema Mineiro de Administração Escolar - SIMADE, em conformidade com o artigo 7º da Resolução SEE/MG Nº 4.356 de 26 de Junho de 2020.

A superintendente de Avaliação Educacional da SEE, Julia Drumond, destaca a importância deste exame que busca avaliar competências, habilidades e saberes adquiridos, permitindo àqueles que não tiveram oportunidade de concluir o ensino regular no tempo previsto, uma nova chance. “O Encceja é um importante exame que possibilita aos jovens e adultos a obtenção de certificado ou diploma do ensino fundamental e médio caso não tenham completado os estudos na idade adequada. O candidato pode consultar seus resultados no site enccejanacional.inep.gov.br ou através das escolas certificadoras”, explicou a superintendente . 

Novidade

A Página do Participante traz, como novidade, uma lista com as escolas que emitem o certificado de conclusão e a declaração parcial de proficiência, por estado e município. Desse modo, é possível verificar os endereços mais próximos para fazer a emissão presencial, ou eletronicamente no caso das escolas que oferecem essa opção. A solicitação de certificados pode ser realizada de forma presencial ou online, mediante envio dos dados e documentos necessários aos e-mails das Unidades Certificadoras.

A iniciativa realizada pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, acontece anualmente, em todos os estados do país. 

O Encceja é também um norteador para implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro. E por fim, cabe ressaltar que as secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.

Edição 2022

Na última edição do exame, realizada neste ano, a idade mínima para os participantes do ensino fundamental era de 15 anos, na data da prova. Já para o ensino médio, foi exigido idade mínima de 18 anos completos. A participação no Encceja Nacional 2022 foi voluntária, ofertado de forma  gratuita. 

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100