O objetivo foi realizar um balanço das ações realizadas no ano de 2022 e as projeções de trabalho para 2023. O Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, participou do encontro e pontuou a importância da promoção de um ambiente ético nas escolas, nas regionais e no Órgão Central.

Em 2022, a Comissão de Ética da SEE focou nas divulgações das normas éticas e de prevenção da falta ética no âmbito do serviço público. O encontro proporcionou o compartilhamento das experiências realizadas pela SEE e pelas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) que participaram com representantes.

O Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, prestigiou a reunião e em momento de fala, destacou a importância de aprimorar a comunicação, fazendo com que as informações cheguem às salas de aula. Na ocasião, houve escuta sobre os feedbacks em relação ao conteúdo publicado nos periódicos.

Segundo a presidente da Comissão de Ética da SEE, Liliana Silveira, muitos gestores têm utilizado os textos nos murais, ou mesmo em reuniões com as equipes. “Muitos professores têm utilizado em suas aulas, especialmente no Ensino médio, nas aulas de Projeto de Vida. A parceria com o Serviço de Inspeção Escolar tem sido muito boa na perspectiva de atender melhor às demandas e focar no que realmente é uma possibilidade de falta ética promovendo a racionalização do tempo e do trabalho”, pontuou Liliana.

Veja as principais atividades da Comissão de Ética da SEE/MG em 2022:

- O envio mensal do periódico ‘Ética em Educação’ enviado a todos os servidores por e-mail institucional cadastrados em dois grupos: grupo administrativo e grupo de professores;
- A realização de palestras e rodas de conversa on-line e presenciais em algumas Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e escolas estaduais, abordando a Ética no contexto escolar e a ética do agente público;
- A elaboração do livreto informativo com o objetivo de facilitar o acesso a alguns artigos do Código de Conduta Ética do Agente Público e da Alta Administração Estadual;
- A parceria com o Serviço de Inspeção Escolar;
- A orientação e o aconselhamento sobre a ética profissional, especialmente no tratamento com os colegas e com o público em geral.