Coração apertado, ansiedade e muita euforia, contando as horas no relógio para o dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro.

Esse é o sentimento de grande parte dos candidatos, dentre eles alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual, que estão se preparando para o Exame que decide o futuro dos estudantes.

Para que os dias de provas sejam encarados com mais tranquilidade, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) desenvolve uma importante ação de apoio pedagógico para auxiliar na preparação dos alunos, por meio do programa Se Liga na Educação. Toda sexta-feira, aulas temáticas de conteúdos do Enem são exibidas pelo programa, que vai ao ar pela Rede Minas, das 7h às 12h30. Além disso, no site do Se Liga, são disponibilizados materiais para alunos e professores, como os cadernos Mapa e o jornal Lupa.

Uma das aulas temáticas produzidas pelo Se Liga foi a do professor Ricardo Falcão, da disciplina de Sociologia. A aula “Enem e Música” traz dicas de algumas letras que podem ajudar o aluno a adquirir mais conteúdo, a refletir sobre as letras das músicas e a desenvolver habilidade para a escrita de uma redação excelente, coesa e coerente. A aula está disponível no youtube, basta acessar o link (CLIQUE AQUI).

Para o superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento de Profissionais e de Educadores da SEE/MG, Weynner Lopes Rodrigues, nesta reta final é importante que o estudante foque em revisar as matérias que ainda há dúvidas ou alguma dificuldade. “Na véspera das provas, teremos aulas diferenciadas com questões comentadas do Enem, com objetivo de esclarecer as dúvidas dos estudantes. E, após o exame, faremos também a correção das provas no tira-dúvidas, com participação ao vivo dos estudantes da rede”, explicou.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100