As escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais passam a contar com um importante reforço na segurança das unidades de ensino e prevenção à violência contra o patrimônio escolar.
É que neste segundo semestre as escolas receberam da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) recursos financeiros para a implantação e modernização de sistema de vigilância e monitoramento eletrônico, em um investimento de mais de R$ 48 milhões. A previsão é que até o início do próximo ano letivo, todas as instituições da rede já estejam com o sistema instalado e em funcionamento. O objetivo do Governo de Minas, através da SEE/MG, com essa iniciativa é reforçar a segurança da comunidade escolar e do patrimônio. Foram atendidas 3.432 escolas estaduais, com exceção apenas das unidades prisionais, socioeducativas e Colégios Tiradentes da Polícia Militar. Para as escolas indígenas, a utilização dos recursos para contratação do serviço deve-se levar em conta a anuência da comunidade escolar e suas lideranças, e para as escolas tombadas pelo Patrimônio Histórico o órgão responsável deverá ser consultado.
"Garantir a segurança de toda a comunidade escolar, bem como proteger o patrimônio, incluindo todo o investimento em mobiliários e equipamentos realizado pelo Governo de Minas nos últimos anos, visando a melhoria das condições de aprendizagem e a qualidade dos serviços prestados, são os principais objetivos desta iniciativa”, explica a Superintendente de Aquisições, Patrimônio e Alimentação Escolar, Marília de Souza Muniz.
O sistema contempla a instalação de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) para vigilância e monitoramento remoto e sensores de presença com alarmes sonoros 24 horas por dia e 7 dias por semana. Um estudo realizado pela rede física determinou a quantidade de ambientes escolares presentes em cada uma das unidades, o que serviu como balizador para a definição do valor e categoria para o investimento em cada escola.