Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o trimestre de novembro a janeiro é frequentemente o mais chuvoso do ano na Região Sudeste. Mas é no decorrer do mês de outubro, segundo o instituto, que as pancadas de chuvas começam a se tornar mais frequentes, estabelecendo o início do período chuvoso na região. Assim, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) atualizou e vem orientando sobre a cartilha de ‘Cuidados e ações preventivas para as escolas no período de chuvas’. 

A Cartilha fica à disposição das escolas em todo o ano, mas é alertado aos gestores a realizar as ações preventivas antes do período chuvoso, a fim de evitar danos e prejuízos decorrentes de entupimentos, alagamentos, destelhamento e outros sinistros em função de falta de manutenção. A cartilha indica, ainda, que a escola deve analisar a situação da rede física e verificar se há a necessidade de serviços de manutenção e pequenos reparos, de modo que a escola não tenha problemas maiores. 

Limpeza de calhas e telhados, substituição de telhas quebradas, a limpeza preventiva das passagens pluviais, podas de árvores, limpeza das caixas de gordura, e atenção à fiação elétrica estão entre os itens de alerta. Para conferir o conteúdo completo clique neste link

Para a execução de pequenos reparos, o superintendente de Infraestrutura e Logística da SEE/MG, José Roberto Avelar, explica que a direção pode utilizar recursos da caixa escolar de Manutenção e Custeio e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Básico). Para essas situações emergenciais, os recursos são liberados de forma mais célere pelo órgão central. Somente em 2021, a SEE/MG repassou mais de R$110,5 milhões em recursos adicionais de manutenção predial para as escolas estaduais. 

Foi o caso da EE Fernão Dias, do município de São José da Safira, pertencente à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Governador Valadares, que em maio deste ano teve o prédio escolar destelhado após uma forte chuva de granizo. De forma emergencial, foram liberados R$99,6 mil para a escola realizar os devidos reparos no telhado, que já se encontra recomposto.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100