O 1º Seminário Virtual de Formação Continuada – “Regularidade e Vida Escolar” ocorreu na manhã desta segunda-feira (30/5), em videoconferência, para 906 inspetores e equipes de vidas escolares das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Ao todo, mais de duas mil pessoas assistiram ao evento, que foi transmitido pelo YouTube.

A Assessoria Central de Inspeção Escolar da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) conduziu os temas e proporcionou momentos de aprendizado e interação entre os participantes. O objetivo foi apresentar os conceitos, recursos e procedimentos básicos relacionados ao trabalho desses profissionais.

Também lideraram o encontro, Perla Lima e Nivalda Batista, responsáveis pela liderança da equipe que trabalha no Estado com todas as ações relativas à regularidade, vida escolar e orientação aos expedientes de regularização e normas.

Segundo o assessor central de Inspeção da Subsecretaria de Articulação Educacional da SEE/MG, Paulo Leandro de Carvalho, o objetivo é continuar realizando as capacitações na rede. A Formação Inicial Para Inspetores Escolares será feita por meio de curso em formato EAD a ser oferecido em parceria com a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. A Formação Continuada e Aperfeiçoamento continuará por encontros virtuais e presenciais, seminários e visitas técnicas.

O Subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Igor de Alvarenga, participou da abertura do evento e parabenizou o trabalho realizado por esses profissionais. “O inspetor escolar, junto à direção de cada unidade de ensino, foi uma liderança importante para a retomada das aulas presenciais. Além disso, recentemente, realizaram a ação de Diagnóstico de Infraestrutura, que é de extrema importância para a rede, por ser um levantamento que direciona as ações de obras e investimentos da SEE/MG. O inspetor escolar é quem avalia a escola e nos dá a garantia desses dados. Quero agradecer muito o trabalho de vocês. Espero que todos aproveitem essa formação contínua à distância”, pontuou o subsecretário.

Fonte: educacao.mg.gov.br