Cerca de 140 detentos que estão em nível avançado de progressão e bom comportamento terão a oportunidade de se profissionalizar em oito opções de cursos.

Uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP/MG) vai ofertar, pela primeira vez, cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) para pessoas privadas de liberdade em unidades prisionais e programas de inclusão social de egressos do sistema prisional (PrEsp).

A aula inaugural da iniciativa foi realizada nesta terça-feira (24/05), no Centro de Ressocialização e Pré-Soltura de Ribeirão da Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Com recursos do Pronatec, a iniciativa do Governo de Minas pretende ofertar oito opções de cursos para 140 pessoas.

O projeto busca levar novas oportunidades às pessoas privadas de liberdade, colaborando para a reinserção na sociedade, além de possibilitar melhores perspectivas de futuro. Dentre as opções, os detentos escolhidos por estarem em avançado nível de progressão e bom comportamento poderão cursar formações como barbeiro, costureiro industrial de vestuário, eletricista instalador predial de baixa tensão, horticultor orgânico, manicure e pedicure, padeiro, pedreiro de alvenaria e pintor de obras imobiliárias.

Além do Centro de Ressocialização e Pré-Soltura de Ribeirão das Neves, outras seis unidades prisionais serão contempladas no Estado. Entre elas estão o Complexo Público Privado de Ribeirão das Neves, Penitenciária de Patrocínio, Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, Presídio de Eugenópolis, Presídio de Nova Era e Presídio de Ribeirão das Neves II.

 

Cursos de Formação Inicial Continuada

Os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Criado em 2011, pelo Governo Federal, o programa tem como finalidade ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Em março deste ano, a SEE/MG também abriu 9.320 vagas para qualificação profissional em mais de 40 cursos FIC, oferecidos em 170 escolas da rede estadual de ensino.

 

 

 

 

 

Fonte: educacao.mg.gov.br

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100