Iniciativa pretende estimular os jovens a elaborar uma solução para um problema real, utilizando investigação e experimentação científica com foco na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para a 9ª edição do Solve for Tomorrow Brasil, programa global que faz parte da área de Cidadania Corporativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) no país. A inscrição pode ser feita por professores de disciplinas das áreas de Ciências ou Matemática que lecionem no Ensino Médio em escolas públicas. O cadastro dos interessados pode ser feito até 30 de junho, pelo site https://respostasparaoamanha.com.br/ .
A proposta, como nas edições anteriores, é reunir uma equipe de 3 a 5 estudantes de uma mesma turma e elaborar uma solução para um problema real, utilizando investigação e experimentação científica com foco na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Haverá ações de formação e mentoria para apoiar os projetos já na fase de inscrições. Além disso, este ano, entre os prêmios para os participantes que se destacarem estão smartphone, televisões, fones de ouvido, tablets.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
A iniciativa
No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow (que era chamado anteriormente no Brasil de “Respostas para o Amanhã”) é uma iniciativa global da área de cidadania corporativa da Samsung que já envolveu mais de 165 mil estudantes, mais de 23 mil professores e mais de 5 mil escolas públicas, com quase 10 mil projetos inscritos em suas oito edições.
Na edição anterior, os vencedores nacionais foram alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, localizada na cidade de São Carlos, interior paulista. O projeto tinha o objetivo de reaproveitar as sobras de comida da escola para produzir biogás. Para isso, os alunos usaram materiais de baixo custo para projetar um biodigestor, equipamento que acelera a decomposição de matérias orgânicas. Além disso, a equipe desenvolveu um aplicativo para ajudar as merendeiras a calcularem a quantidade de alimentos e, consequentemente, reduzir o desperdício.
Fonte: educacao.mg.gov.br