A suspensão das atividades escolares presenciais e a necessidade da migração para o ensino remoto durante praticamente dois anos de pandemia da Covid-19 alterou a rotina dos estudantes e seu processo educacional, o que, consequentemente, trouxe impactos na aprendizagem desses alunos.

Este cenário, apesar dos grandes desafios, mostrou-se mais favorável em Minas Gerais, onde, a partir de um conjunto de ações adotadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), foi possível reduzir as perdas de aprendizagem em níveis inferiores ao estimado por pesquisadores. É o que mostra os resultados do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) 2021, realizado entre os meses de novembro e dezembro do ano passado e divulgados neste mês de abril pela SEE/MG.

O PROEB, que compõe o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), é uma avaliação elaborada e aplicada por equipe externa ao Estado, com o objetivo de verificar o nível de aprendizagem dos estudantes ao final de cada etapa de ensino. Alunos matriculados no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio das redes estadual e municipais são avaliados por testes de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados são importantes para subsidiar as equipes pedagógicas dos sistemas de ensino com informações para a implementação de ações e projetos com mais assertividade.

Na avaliação realizada em 2021, foi observada uma redução no desempenho apresentado pelos alunos, se comparado com 2019, contudo, a perda de aprendizagem foi menor do que a prevista por pesquisas divulgadas anteriormente. O estudo realizado pelo Insper e Instituto Unibanco, publicado em junho de 2021, apontou uma estimativa de perda de aprendizagem dos estudantes concluintes do ensino médio em 2021 em 20 pontos em matemática e 16 pontos em português, tomando como referência a escala do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

No entanto, Minas Gerais registrou perdas de aprendizado inferiores às previstas. De acordo com os resultados do PROEB, em matemática a perda foi de 9,8 pontos e, em português, foi de 4,5 pontos, o que significa que a redução de proficiência dos estudantes do ensino médio estadual foi menos que a metade daquela estimada, tanto em português quanto em matemática. Além disso, de forma geral, a redução na proficiência não alterou os padrões de desempenho dos estudantes, ou seja, em todas as etapas e disciplinas avaliadas, a maioria das escolas se mantiveram no mesmo padrão (baixo, intermediário, adequado ou avançado).

Ao compararmos com os resultados obtidos nas avaliações realizadas do estado de São Paulo - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) - divulgados em março de 2022, por exemplo, observamos que as perdas de aprendizagem percebidas em Minas Gerais foram inferiores em todas as séries e componentes avaliados. Em São Paulo, observamos perdas variando entre 8 e 21 pontos. Já em Minas, foram entre 4 e 11 pontos. A redução na proficiência entre 2019 e 2021 em São Paulo no ensino médio foi de 11,4 pontos em português e 12,4 pontos em matemática, ao passo que na rede pública mineira foram de 4,5 e 9,8 respectivamente.

Fonte: educacao.mg.gov.br