A guerra entre a Rússia e a Ucrânia, além de ter predominante espaço nos noticiários diários, também tem sido assunto levantado pelos professores em sala de aula. O conflito bélico que já dura mais de dois meses – com tensões iniciadas ainda em 2014 - culminou com a invasão do exército russo a algumas localidades do território ucraniano. Diante dos acontecimentos atuais, uma aula interdisciplinar que abordará o conflito vai ao ar no Se Liga na Educação, na terça-feira (19/4), das 7h às 8h12h.

O programa é veiculado na Rede Minas, canal 9, mas também pode ser acompanhado pelos canais no Youtube e do Estúdio Educação MG.

O tema sobre a atual guerra abrangerá as disciplinas de Geografia, Sociologia e História para ajudar os estudantes a compreender a situação como um todo. “O intuito é mostrar ao telespectador, para nossos estudantes, argumentos históricos, geográficos e sociológicos que podem ser utilizados como bases referenciais para compreender esse conflito. Os temas das aulas interdisciplinares são trabalhados na perspectiva, não da busca de entender o conflito atual em si, mas pensando como o passado pode nos dar elementos para que que seja respondido, de forma coerente, o presente”, ressaltou a coordenadora do Se Liga na Educação, Cláudia Rodrigues Fernandes.

Ela explica sobre a importância das aulas interdisciplinares que “amarram” a forma de construir o aprendizado. “O conhecimento não é fragmentado. Essa é a perspectiva do currículo do novo Ensino Médio que propõe essa interdisciplinaridade por componentes curriculares, trabalhados por área de conhecimento. Ela é muito rica porque nos possibilita trabalhar o conteúdo, o conhecimento, de forma multidisciplinar. Nós precisamos analisar uma situação, um fato, um fenômeno, mas podemos analisar por várias concepções porque é assim que o conhecimento é construído”, diz Cláudia.

Se Liga na Educação
O programa Se Liga na Educação é transmitido na Rede Minas, de segunda-feira a sexta-feira, pela manhã. Ele foi criado no período da pandemia da Covid-19, quando as escolas estavam fechadas e as aulas eram ministradas de forma remota pela rede estadual de ensino, e permanece na grade de programação da emissora como uma importante ferramenta de apoio pedagógico e suporte às atividades dos professores. Ele vai ao ar de 7h30 da manhã ao 12h30, de segunda a sexta-feira.

A Rede Minas é transmitida em Belo Horizonte e na Região Metropolitana no canal 9 da TV aberta. Para as outras cidades, verifique em http://redeminas.tv/como-sintonizar. As aulas também estarão disponíveis no aplicativo "Conexão Escola".

Fonte: educacao.mg.gov.br