Escolas públicas estaduais que ofertam o ensino médio têm até o dia 18 de março para enviarem às secretarias estaduais de Educação as redações dos estudantes que vão concorrer a uma vaga no programa Jovem Senador 2022. A iniciativa é realizada pelo Senado Federal, que selecionará 27 estudantes de todo o país.

Apenas alunos de escolas públicas estaduais podem concorrer a uma vaga no Programa Jovem Senador. Eles devem ter, no máximo 21 anos, e estar matriculados no ensino médio, em tempo parcial ou integral, nas modalidades regular, profissional técnico integrado, especial, indígena ou educação de jovens e adultos (EJA). Estudantes de escolas militares e escolas técnicas podem participar, desde que essas escolas façam parte da rede de ensino das secretarias estaduais de educação. O regulamento, a ficha de inscrição e a folha de redação podem ser acessados em www12.senado.leg.br/jovemsenador.

Em Minas Gerais, para participar, a escola deverá promover um concurso de Redação interno sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”, selecionar a melhor redação e enviar, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida, via formulário eletrônico para Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Serão consideradas válidas as inscrições enviadas até às 23 horas e 59 minutos do dia 18 de março de 2022. Um memorando com orientações para a participação no programa foi encaminhado a todas as unidades de ensino.

A SEE/MG constituirá uma banca avaliadora para a seleção e as três redações melhor classificadas irão representar o Estado na etapa nacional. As comissões julgadoras do Senado Federal irão classificar os textos de cada Estado e do Distrito Federal e também definirão o 1º, 2º e 3º melhor colocados, os vencedores nacionais.

Os autores dos textos vencedores participam da Semana de Vivência Legislativa, durante a qual exercerão o mandato de jovens senadores e senadoras, discutindo e votando projetos que podem virar lei.

O Jovem Senador é promovido anualmente pelo Senado Federal e visa proporcionar aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, promovendo a reflexão sobre o exercício da cidadania.

Fonte: educacao.mg.gov.br