O planejamento é uma ferramenta essencial para realização do trabalho do professor.

Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, elaborou os Planos de Curso de 2022.

O material, que já pode ser acessado pelos profissionais, auxilia na organização da rotina escolar. Ele é um apoio ao professor, sugerindo uma ordem em que as habilidades e competências do Currículo Referência de Minas Gerais podem ser trabalhadas.

Os Planos colocam as habilidades e competências em uma sequência lógica e organizada, de maneira que o nível de complexidade vá aumentando e favorecendo o entendimento do estudante, como explica o diretor da Escola de Formação, Weynner Lopes Rodrigues. “Os Planos constituem uma ferramenta pedagógica muito importante. Funcionam como um instrumento facilitador para que esse professor consiga trabalhar com os níveis de complexidade, de acordo com a ideia de progressão. Disponibilizar esse material para o educador é o pontapé inicial para o planejamento efetivo e eficaz do nosso profissional da educação”, destaca.

O documento não apresenta uma “receita pronta” ao professor e nem o aprisiona em sua proposição. Ele está aberto a adequações de acordo com a realidade do território e dos estudantes. O objetivo da SEE/MG é alinhar o trabalho didático-pedagógico, facilitando a construção de projetos de trabalho, atividades, entre outros.

Os Planos de Curso são disponibilizados para os professores da rede estadual de ensino desde 2020, para profissionais dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio. No site da Escola de Formação é possível acessar os materiais de 2022 e de anos anteriores. Eles estão estruturados por ano de escolaridade, por área e por Componente Curricular.

 

 

Fonte: educacao.mg.gov.br

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100