Aten√ß√£o, estudantes do ensino m√©dio! A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) est√° com inscri√ß√Ķes abertas para a ‚ÄúMostra Sua UFMG‚ÄĚ.

O evento será realizado de 31 de janeiro a 4 de fevereiro e terá programação virtual ao vivo sobre os 91 cursos de graduação ofertados pela Universidade. Para participar, é necessário que jovens e escolas de educação básica se inscrevam neste link.

Nesta edição, a programação virtual, que será transmitida pelo canal da UFMG no Youtube, traz muitas novidades, como a inclusão de 13 mesas para bate-papo com os representantes de todos os cursos. Essa foi uma demanda dos próprios participantes da edição anterior do evento, que registrou mais de seis mil inscritos e 33 mil acessos ao site.

Al√©m disso, ser√£o realizadas quatro mesas virtuais com temas diversos, ‚Äúrelacionados √† experi√™ncia de viver e construir a UFMG‚ÄĚ, quando os visitantes ser√£o informados pelos gestores sobre pol√≠ticas de assist√™ncia estudantil, a√ß√Ķes afirmativas, acessibilidade e inclus√£o, que contribuem para a inclus√£o e perman√™ncia dos estudantes na Universidade ‚ÄĒ bolsas, moradia e alimenta√ß√£o ‚ÄĒ e receber√£o instru√ß√Ķes sobre procedimentos para a matr√≠cula. Avalia√ß√Ķes dos cursos e a presen√ßa da UFMG em rankings e premia√ß√Ķes tamb√©m ser√£o abordadas nas mesas.

‚ÄĘ Programa√ß√£o

A abertura da Mostra ocorrerá no dia 31 de janeiro, às 9h, com participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, da pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira, e do pró-reitor adjunto Bruno Teixeira. Na sequência, os visitantes assistirão a uma apresentação cultural.

Na parte da tarde, das 14h às 15h30 e das 17h às 18h30, serão realizadas duas mesas com os representantes dos sete cursos ofertados no campus de Montes Claros, e de outros seis cursos, em Belo Horizonte. No decorrer da semana, todos os dias, às 11h e no período da tarde, ocorrerão essas conversas com os representantes dos demais cursos de graduação da Universidade.

Na ter√ßa-feira (1/2), √†s 9h, o pr√≥-reitor adjunto de gradua√ß√£o, Bruno Teixeira, realizar√° media√ß√£o da conversa com estudantes veteranos sobre o tema ‚ÄúEntrei no ensino superior: e agora?‚ÄĚ. Algumas quest√Ķes ser√£o apresentadas para debate: o que muda na rotina do ensino m√©dio para o superior, como conciliar aulas das disciplinas nas quais est√° matriculado com outras atividades acad√™micas, est√°gios, projetos de pesquisa e extens√£o, e como tra√ßar uma trajet√≥ria acad√™mica diante da possibilidade de flexibiliza√ß√£o do curr√≠culo oferecida pela UFMG.

Na quarta (2/2), √†s 10h, os futuros candidatos poder√£o se informar sobre os processos seletivos de ingresso e o registro dos candidatos aprovados, durante a mesa ‚ÄúA Universidade √© para voc√™‚ÄĚ.¬†No pen√ļltimo dia da Mostra (3/2), durante todo o dia, os visitantes continuar√£o as conversas com os representantes de cada curso.¬†Para encerrar o evento, na sexta-feira (4/2), √†s 17h, a mesa ‚ÄúPergunte ao veterano: o que a UFMG te proporcionou?‚ÄĚ reunir√° egressos da UFMG que se destacaram no mercado de trabalho ou em suas √°reas de atua√ß√£o.

‚ÄĘ Plataforma permanente

A¬†plataforma virtual, com car√°ter permanente, agrega-se √† Mostra para atender √† demanda dos pr√≥prios estudantes, especialmente de outros estados brasileiros, que durante o ano buscam informa√ß√Ķes sobre o ensino de gradua√ß√£o na Universidade.
No site est√£o dispon√≠veis informa√ß√Ķes como formas de ingresso, programas de apoio √† assist√™ncia e perman√™ncia estudantil, sa√ļde mental, forma√ß√£o transversal e complementar, interc√Ęmbios e est√°gios.

Todas as informa√ß√Ķes, acesse AQUI