Atenção, estudantes do ensino médio! A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com inscrições abertas para a “Mostra Sua UFMG”.

O evento será realizado de 31 de janeiro a 4 de fevereiro e terá programação virtual ao vivo sobre os 91 cursos de graduação ofertados pela Universidade. Para participar, é necessário que jovens e escolas de educação básica se inscrevam neste link.

Nesta edição, a programação virtual, que será transmitida pelo canal da UFMG no Youtube, traz muitas novidades, como a inclusão de 13 mesas para bate-papo com os representantes de todos os cursos. Essa foi uma demanda dos próprios participantes da edição anterior do evento, que registrou mais de seis mil inscritos e 33 mil acessos ao site.

Além disso, serão realizadas quatro mesas virtuais com temas diversos, “relacionados à experiência de viver e construir a UFMG”, quando os visitantes serão informados pelos gestores sobre políticas de assistência estudantil, ações afirmativas, acessibilidade e inclusão, que contribuem para a inclusão e permanência dos estudantes na Universidade — bolsas, moradia e alimentação — e receberão instruções sobre procedimentos para a matrícula. Avaliações dos cursos e a presença da UFMG em rankings e premiações também serão abordadas nas mesas.

• Programação

A abertura da Mostra ocorrerá no dia 31 de janeiro, às 9h, com participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, da pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira, e do pró-reitor adjunto Bruno Teixeira. Na sequência, os visitantes assistirão a uma apresentação cultural.

Na parte da tarde, das 14h às 15h30 e das 17h às 18h30, serão realizadas duas mesas com os representantes dos sete cursos ofertados no campus de Montes Claros, e de outros seis cursos, em Belo Horizonte. No decorrer da semana, todos os dias, às 11h e no período da tarde, ocorrerão essas conversas com os representantes dos demais cursos de graduação da Universidade.

Na terça-feira (1/2), às 9h, o pró-reitor adjunto de graduação, Bruno Teixeira, realizará mediação da conversa com estudantes veteranos sobre o tema “Entrei no ensino superior: e agora?”. Algumas questões serão apresentadas para debate: o que muda na rotina do ensino médio para o superior, como conciliar aulas das disciplinas nas quais está matriculado com outras atividades acadêmicas, estágios, projetos de pesquisa e extensão, e como traçar uma trajetória acadêmica diante da possibilidade de flexibilização do currículo oferecida pela UFMG.

Na quarta (2/2), às 10h, os futuros candidatos poderão se informar sobre os processos seletivos de ingresso e o registro dos candidatos aprovados, durante a mesa “A Universidade é para você”. No penúltimo dia da Mostra (3/2), durante todo o dia, os visitantes continuarão as conversas com os representantes de cada curso. Para encerrar o evento, na sexta-feira (4/2), às 17h, a mesa “Pergunte ao veterano: o que a UFMG te proporcionou?” reunirá egressos da UFMG que se destacaram no mercado de trabalho ou em suas áreas de atuação.

• Plataforma permanente

plataforma virtual, com caráter permanente, agrega-se à Mostra para atender à demanda dos próprios estudantes, especialmente de outros estados brasileiros, que durante o ano buscam informações sobre o ensino de graduação na Universidade.
No site estão disponíveis informações como formas de ingresso, programas de apoio à assistência e permanência estudantil, saúde mental, formação transversal e complementar, intercâmbios e estágios.

Todas as informações, acesse AQUI