Estratégias adotadas ganharam reconhecimento nacional na condução do aprendizado durante a pandemia.

O ano de 2021 foi marcado pelos efeitos da pandemia de Covid-19 na vida dos estudantes, e tamb√©m, pelo esfor√ßo e empenho da Secretaria de Estado de Educa√ß√£o de Minas Gerais (SEE/MG) em superar os desafios impostos por essa realidade. Ao longo dos meses, diversas a√ß√Ķes foram desenvolvidas para reduzir as desigualdades de acesso √† educa√ß√£o e mitigar os efeitos no aprendizado dos estudantes da rede estadual de ensino. O foco na busca ativa dos alunos que estavam ausentes e o refor√ßo escolar para aqueles que apresentavam dificuldades deram a dire√ß√£o das estrat√©gias adotadas.¬†

A SEE/MG preparou toda a rede, j√° no primeiro semestre do ano, para o retorno presencial, com vultosos investimentos em infraestrutura das unidades de ensino -¬† mais de R$ 1,25 bilh√£o at√© o final de 2021. E tamb√©m com recursos para investimentos pedag√≥gicos, expans√£o do Ensino M√©dio de Tempo Integral, nomea√ß√Ķes, contrata√ß√£o de especialistas, entre outras.

Busca Ativa

Durante a pandemia, as a√ß√Ķes de busca ativa foram intensificadas, em busca daqueles estudantes que n√£o estavam participando ativamente. Foi um esfor√ßo robusto, que contou com estrat√©gias das mais diversas, fruto tamb√©m da criatividade e conhecimento da realidade local dos gestores escolares. Ao todo, cerca de 45 mil alunos voltaram ao conv√≠vio escolar. Esses estudantes e tamb√©m os que apresentaram dificuldades na entrega dos Planos de Estudo Tutorado (PET) e os que foram promovidos para o ano/per√≠odo de escolaridade subsequente, por meio de progress√£o continuada receberam aten√ß√£o especial.

O Refor√ßo Escolar √© direcionado aos alunos da rede estadual que est√£o no 6¬ļ ou 9¬ļ ano do ensino fundamental e no ensino m√©dio e que est√£o em progress√£o continuada; apresentaram aproveitamento inferior a 60% em L√≠ngua Portuguesa e Matem√°tica no primeiro bimestre; ou desistiram da escolariza√ß√£o no ano passado, mas voltaram este ano na campanha de Busca Ativa.

Apesar de todas essas a√ß√Ķes, ainda existe uma preocupa√ß√£o muito grande por parte da SEE com os estudantes que tiveram seu direito de acesso √† escola negado, naqueles munic√≠pios em que existe algum decreto municipal impedindo o retorno das aulas presenciais, em 108 munic√≠pios.

Investimento pedagógico

Est√£o sendo investidos 107,6 milh√Ķes, at√© o final de 2021, para o desenvolvimento de atividades como interven√ß√£o pedag√≥gica, refor√ßo escolar e s√°bados letivos.¬† A verba tamb√©m pode ser utilizada para a compra de itens de papelaria, material escolar, material art√≠stico, impress√£o de atividades, entre outras a√ß√Ķes. Al√©m disso, R$ 105 milh√Ķes ser√£o distribu√≠dos por meio do Pr√™mio Escola Transforma√ß√£o, iniciativa que reconhece unidades de ensino pelo bom desempenho de gest√£o e aprendizado. Foram tr√™s edi√ß√Ķes ao longo deste ano.

Al√©m disso, as escolas da rede estadual voltaram a ter os repasses dos recursos para merenda escolar. Mais que isso, o governo de Minas dobrou o valor destinado para a alimenta√ß√£o dos alunos. Al√©m dos R$ 170 milh√Ķes que j√° √© obriga√ß√£o estadual, a SEE est√° destinando R$ 170 milh√Ķes a mais para as escolas, totalizando R$ 340 milh√Ķes em recursos.

Trilhas de Futuro:

O projeto Trilhas de Futuro √© uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educa√ß√£o de Minas Gerais que amplia a oferta de cursos t√©cnicos gratuitos para jovens mineiros. As oportunidades de forma√ß√£o profissional s√£o em √°reas como eletrot√©cnica, enfermagem, minera√ß√£o, edifica√ß√Ķes, mec√Ęnica, entre outros. Ao todo, 71.500 alunos se matricularam para forma√ß√£o profissional em uma das vagas do programa, em 110 munic√≠pios, com 50 op√ß√Ķes de cursos t√©cnicos. Al√©m da oferta gratuita da forma√ß√£o, todos os alunos selecionados para participar receber√£o ajuda de custo para transporte e alimenta√ß√£o.

Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI)

Desde o início desta gestão, a Secretaria de Estado de Educação investe na expansão do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).  De 78 unidades em 2019, saltou para 391 em 2021, alcançando 601 escolas no próximo ano. Serão mais de 97 mil vagas na modalidade de ensino.

Do total de escolas EMTI, 149 ofertam cursos t√©cnicos. H√° no estado diferentes op√ß√Ķes de cursos: A√ß√ļcar e √Ālcool; Agroecologia; Agroneg√≥cio; Agropecu√°ria; Celulose e Papel; Desenvolvimento Cultural; Desenvolvimento de Sistemas; Eletroeletr√īnica; Eletr√īnica; Inform√°tica; Log√≠stica; Mec√Ęnica; Qu√≠mica; Seguran√ßa do Trabalho; e Transa√ß√Ķes Imobili√°rias.

Educação Profissional

Foram abertas mais de 34 mil vagas, em 684 unidades de ensino, para novas turmas no segundo semestre deste ano. A ampliação foi realizada de forma cuidadosa, a partir de uma análise da demanda do território, visando atender mais escolas em um raio maior de alcance.

Ao todo, s√£o ofertadas 29 diferentes op√ß√Ķes de cursos, como vendas, artes visuais, inform√°tica, recursos humanos, administra√ß√£o, seguran√ßa do trabalho, log√≠stica, marketing, entre outros. As vagas dos cursos t√©cnicos s√£o destinadas a alunos do 2¬ļ e 3¬ļ do ensino m√©dio de escolas p√ļblicas e privadas, al√©m de pessoas que j√° tenham conclu√≠do o ensino m√©dio.

Infraestrutura nas escolas

A Secretaria de Estado de Educa√ß√£o de Minas Gerais (SEE/MG), desde o in√≠cio da atual gest√£o do Governo de Minas, tem feito um fino planejamento da melhoria das instala√ß√Ķes das escolas estaduais em todas as regi√Ķes. O resultado disso √© o robusto investimento em obras e na melhoria dos espa√ßos escolares, contemplando todas as unidades de ensino da rede. Ao todo, ser√° investido R$ 1,25 bilh√£o at√© o final de 2021, divididos em tr√™s frentes: o programa M√£os √† Obra nas Escolas, a compra de novos mobili√°rios e equipamentos diversos e na disponibiliza√ß√£o de recursos adicionais de manuten√ß√£o predial para as escolas estaduais.

No caso das obras de infraestrutura, inseridas no M√£os √† Obra nas Escolas, j√° foram investidos cerca de R$ 360 milh√Ķes, em 2.139 obras em 1.328 escolas distintas. Durante o planejamento realizado na fase anterior √† libera√ß√£o dos recursos foi feita uma averigua√ß√£o de quais unidades de ensino precisavam com mais urg√™ncia das melhorias, criando um diagn√≥stico de infraestrutura da rede, diante de tantas unidades em situa√ß√£o de precariedade e h√° anos sem receber melhorias e investimentos b√°sicos de manuten√ß√£o. Essa estrat√©gia permitiu que fosse feita uma escala das interven√ß√Ķes, observando crit√©rios t√©cnicos, come√ßando pelas mais necessitadas at√© alcan√ßar as com menos urg√™ncias, quando comparadas com as outras.

Manutenção e Custeio

Outro exemplo da dedica√ß√£o da SEE e do Governo de Minas na melhoria da infraestrutura das escolas √© o programa de manuten√ß√£o predial. A Secretaria de Estado de Educa√ß√£o de Minas Gerais (SEE/MG) j√° disponibilizou neste ano mais de R$ 98 milh√Ķes para o refor√ßo na manuten√ß√£o predial em 2.247 unidades escolares. Esse recurso foi um adicional da verba de manuten√ß√£o e custeio que √© repassada √†s escolas, oferecendo mais agilidade na realiza√ß√£o de pequenos reparos e adequa√ß√Ķes para o retorno das atividades presenciais neste ano. Vale lembrar que a SEE/MG retomou os repasses da verba de manuten√ß√£o e custeio em 2019 que, assim como a alimenta√ß√£o escolar estadual, n√£o eram repassadas regularmente √†s caixas escolares na gest√£o anterior.

Mobili√°rio

Mais recursos, R$ 800 milh√Ķes ao todo, tamb√©m est√£o sendo investidos para trocar o mobili√°rio de todas as escolas da rede estadual, nas diferentes regi√Ķes de Minas. As unidades de ensino est√£o recebendo verba para a compra de mobili√°rios e equipamentos diversos, propiciando que os estudantes, professores e demais funcion√°rios desfrutem de espa√ßos escolares mais agrad√°veis, bem equipados, em que seja poss√≠vel explorar ao m√°ximo as possibilidades de aprendizado.

O valor é repassado às escolas via caixa escolar, por meio de termo de compromisso, para que as próprias unidades de ensino façam a compra dos equipamentos e mobiliários de acordo com as suas necessidades, conforme o catálogo disponibilizado pela SEE. Podem ser adquiridos itens para a renovação de mobiliários e equipamentos de cozinha, refeitório, pátio e área administrativa da escola, como armários, fogão industrial, projetor multimídia, bebedouros, sofá para sala de professores, entre outros.

Além disso, a SEE/MG realizou uma compra centralizada de conjunto de carteiras escolares para alunos e professores, que serão entregues para todas as escolas estaduais, renovando as salas de aula da rede.

 

 

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