Em 2022, o Novo Ensino M√©dio ser√° realidade em todas as escolas de Minas Gerais que ofertam o 1¬ļ ano do Ensino M√©dio.¬†A implementa√ß√£o da proposta atende a lei federal 13.415/2017, que faz altera√ß√Ķes na Lei de Diretrizes e Bases da Educa√ß√£o (LDB) e que institui a Pol√≠tica de Fomento √† Implementa√ß√£o de Escolas de Ensino M√©dio em Tempo Integral.

Serão muitas novidades para alunos e educadores. Clique aqui para acessar o guia.

Para que os professores da rede estadual de ensino fiquem por dentro de todas as legisla√ß√Ķes e forma√ß√Ķes continuadas que est√£o sendo ofertadas sobre a proposta, a Secretaria de Estado de Educa√ß√£o de Minas Gerais (SEE/MG) encaminhou para as Superintend√™ncias Regionais de Ensino (SREs) um documento que lista todas as legisla√ß√Ķes, cursos, webin√°rios e outros espa√ßos formativos. O objetivo √© auxiliar os profissionais a se apropriarem dos princ√≠pios, conceitos e pr√°ticas essenciais para que as tem√°ticas que permeiam o Novo Ensino M√©dio possam fazer parte do cotidiano de leituras e di√°logos dos educadores.

"Uma premissa do trabalho docente √© o aperfei√ßoamento cont√≠nuo, desta forma, como educadores, somos convidados, todos os dias, a buscarmos novos saberes que contribuam para a nossa pr√°tica docente. A forma√ß√£o continuada, ent√£o, torna-se esse espa√ßo de reflex√£o cont√≠nua sobre a pr√°tica, a partir do di√°logo com os nossos pares‚ÄĚ, destaca a diretora de Ensino M√©dio da SEE/MG, M√īnica Couto.

No material √© poss√≠vel conhecer, por exemplo, os cursos j√° ministrados pela Escola de Forma√ß√£o e Desenvolvimento Profissional e de Educadores de Minas Gerais e as iniciativas ofertadas pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC). Ao longo deste ano, a Escola de Forma√ß√£o ofertou um ciclo de webin√°rios sobre diferentes temas relacionados ao Novo Ensino M√©dio, como ‚ÄúGestor Escolar no Ensino M√©dio‚ÄĚ e ‚ÄúIntegra√ß√£o Curricular e √°reas do conhecimento‚ÄĚ. Al√©m disso, tamb√©m foram apresentadas forma√ß√Ķes sobre o Curr√≠culo Refer√™ncia de Minas Gerais para o Ensino M√©dio.

Nosso Ensino Médio

Outra proposta de formação é o Programa Nosso Ensino Médio, que consiste em uma plataforma onde estão disponíveis cursos para professores de toda rede, que atuam nessa etapa de ensino. Em Minas Gerais, a ferramenta está sendo implementada por meio de acordo de cooperação firmado entre a SEE/MG e o Instituto iungo e visa promover o desenvolvimento profissional de professores e gestores de escolas da rede estadual de ensino e a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais, envolvendo as 47 Superintendências Regionais de Ensino.

Desenvolvido pelo Instituto iungo, Instituto Re√ļna e Ita√ļ Educa√ß√£o e Trabalho, o Nosso Ensino M√©dio √© um programa de forma√ß√£o continuada totalmente, gratuito. O programa apresenta trilhas de aprendizagem online e autoinstrucionais e tamb√©m materiais de apoio para forma√ß√Ķes mediadas por formadores.

Fonte: educacao.mg.gov.br