O projeto pretende facilitar o aprendizado de disciplinas como matemática, física, biologia, língua portuguesa e outros componentes curriculares por meio do jogo de tabuleiro.

Felipe Gustavo Pinheiro é idealizador do Projeto LUDOAPRENDIZ, que consiste no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais junto aos estudantes a partir da criação e do uso de jogos de tabuleiro. A ideia é que esse projeto seja um piloto a ser multiplicado posteriormente na rede estadual de ensino via capacitação de professoras e professores para o uso de jogos como ferramentas pedagógicas e para a implementação / adaptação de um "espaço maker" nas escolas (as conversas com a direção da Escola de Formação da Secretaria de Estado de Educação sobre essa multiplicação já se iniciaram).

O Projeto se utiliza de materiais de baixo custo para desenvolver suas atividades (papel, lápis, cola, tesoura etc.), valorizando os conhecimentos prévios de estudantes e docentes a partir do emprego de métodos ativos de aprendizagem. O propósito maior desse projeto é tornar o processo formativo dos estudantes e a rotina de trabalho dos docentes em algo mais lúdico, atrativo, produtivo e prazeroso - sem abrir mão de fundamentações pedagógicas efetivas, o que também favorece a formação continuada de professoras e professores nas próprias escolas nas quais atuam. Além disso, o projeto contribui diretamente para a diminuição da evasão escolar, um dos maiores problemas que acometem a última etapa da Educação Básica.

Agora, nessa reta final de 2021, o Projeto LUDOAPRENDIZ é um dos finalistas na categoria Ideias Inovadoras Implementáveis do Prêmio Inova Minas Gerais. Os votos vão até o dia 30/11 pelo aplicativo MG App ou pelo site cidadao.mg.gov.br. Todos os cidadãos mineiros podem participar do processo de votação.
Abaixo, alguns links para conhecer mais sobre a proposta e o histórico do projeto:

- YouTube: https://bit.ly/3Dmfje0 

- Site da Secretaria de Estado de Educação: https://bit.ly/3kHXMFT 

- Site do Ministério da Educação: https://bit.ly/3Hv2YXp 

- Site do Diário do Comércio: https://bit.ly/3HHdQRN 

- Site do BHAZ: https://bit.ly/30LHGDH 

- Site da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais: https://bit.ly/3cxJ7Z4 

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100