O mês de setembro é o mês de visibilidade da comunidade surda brasileira, conhecido como o "Setembro Azul", em referência ao dia 26, data em que é comemorado o Dia Nacional do Surdo.

As atividades do per√≠odo t√™m o objetivo de trazer a consci√™ncia de toda a sociedade √†s quest√Ķes sobre a luta da comunidade surda, as barreiras enfrentadas pelos sujeitos surdos, a import√Ęncia da L√≠ngua brasileira de Sinais (Libras), da acessibilidade comunicacional, da cultura surda, do desenvolvimento da identidade surda e a comemora√ß√£o das vit√≥rias conquistadas pela comunidade no decorrer da hist√≥ria. Atualmente, a rede p√ļblica estadual de Minas tem 1.578 alunos com defici√™ncia auditiva, 911 com surdez e 15 surdo-cegos matriculados.

Confira o vídeo em Libras: AQUI

Para comemorar o setembro azul, os Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) estão com programação especial, com uma série de lives transmitidas pelos canais do Youtube de cada uma das unidades. Ainda durante o mês, uma série de datas importantes para a comunidade são comemoradas. Em 23 de setembro é o Dia Internacional das Línguas de Sinais; 26 de setembro - Dia Nacional dos Surdos; 30 de setembro - Dia Internacional dos Surdos e o Dia Internacional do Tradutor Intérprete.

Os CAS têm por objetivo trabalhar propostas para a educação de surdos. Eles trabalham no aspecto da formação continuada dos professores, oferecendo cursos de Libras e de Língua portuguesa como segunda língua para estudantes surdos. Neles, também são produzidos materiais didáticos acessíveis ao estudante surdo, como vídeos didáticos em Libras.

Referências

A cor azul simboliza a opressão que os surdos sofreram ao longo dos anos e, além disso, ilustra o orgulho de ser surdo, de fazer parte de uma história, de uma língua e de uma comunidade.

O m√™s de setembro √© escolhido porque em setembro de 1857 ocorreu a inaugura√ß√£o do Instituto Nacional de Educa√ß√£o de Surdos (INES). No mesmo m√™s, em 1880, aconteceu o Congresso de Mil√£o, marco triste para a comunidade surda. O per√≠odo de 6 a 11 de setembro √© dedicado para √†s recorda√ß√Ķes do Congresso de Mil√£o, que oprimiu essa comunidade, proibindo a L√≠ngua de Sinais na Educa√ß√£o dos Surdos. Esses s√£o dias para refletir sobre a import√Ęncia da continuidade da luta pelos direitos lingu√≠sticos do povo surdo.

Programação

Para conferir o que cada CAS programou basta clicar no link, abaixo, no endereço de cada um deles.

 

CAS Belo Horizonte - https://www.youtube.com/c/CursosCASBH

CAS Diamantina - https://www.youtube.com/channel/UCiapfOEZ1lUW8qm4XrXUF9w

CAS Montes Claros - https://youtube.com/channel/UC3D5RTwDw3OsPY7cjCtTJaw

CAS Uberaba - https://www.youtube.com/channel/UCmys1-JdSZJb1_bxHduWhEg/featured 

CAS Varginha ‚Ästhttps://www.youtube.com/channel/UCV4mdN2Fh9PqSfI5_Nr1eyA

N√ļcleo de Capacita√ß√£o de Janu√°ria ‚Ästhttps://www.youtube.com/channel/UCanrRjphNBPRzpyja_-yCgg

 

 

Fonte: https://www2.educacao.mg.gov.br/

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Ant√īnio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100